CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019! QUARESMA: Prefeito Edivaldo participa da celebração de abertura ao lado de outras autoridades

, , No Comments

Evento da Igreja Católica este ano traz como tema "Fraternidade e Políticas Públicas"; prefeito Edivaldo, que participou do lançamento ao lado do governador Flávio Dino e autoridades, destacou a iniciativa como um importante movimento de congregação e luta em favor dos menos favorecidos. 

Campanha da Fraternidade 2019 estimula participação dos cristãos em políticas públicas. A Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada na capital na tarde deste último sábado (9), em celebração católica conduzida pelo arcebispo de São Luís, Dom Belisário, no Multicenter Sebrae. A Campanha da Fraternidade realizada pela Igreja Católica traz como tema deste ano "Fraternidade e Políticas Públicas", com lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça", aludindo a um versículo bíblico do livro de Isaías. O movimento tem como objetivo despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo, contribuindo para ampliar a reflexão da sociedade acerca do tema. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda,participou do evento que contou com a presenças do governador Flávio Dino e do vice-governador, Carlos Brandão, entre outras autoridades. 
O prefeito Edivaldo destacou a Campanha da Fraternidade como um importante movimento de congregação e luta em favor de questões que venham contribuir com a vida da sociedade e o bem-estar da população, principalmente dos menos favorecidos. "Estamos muito felizes em participar dessa celebração, porque comungamos com o tema central desse importante movimento que é a Campanha da Fraternidade. Apoiamos plenamente a campanha, que este ano visa um maior engajamento e participação da população na elaboração e execução das políticas públicas, um tema bastante atual. E nossa gestão já faz isso, convocando e estimulando a participação dos conselhos de representação social para juntos discutirmos as questões de interesse da cidade", observou o prefeito.
"Temos nos empenhado fortemente no desenvolvimento de políticas públicas em favor da população, buscando sempre melhorar cada vez mais a condição de vida das pessoas, com ações concretas nas áreas da habitação, da saúde, da educação, da infraestrutura e tantas outras demasiadamente relevantes para proporcionarmos dignidade à nossa gente", completou o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama Camila Holanda.
CAMPANHA
A Campanha da Fraternidade é lançada tradicionalmente no início da Quaresma, sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante todo o ano, a Igreja Católica vai chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo poder público para garantir e colocar em prática direitos que são previstos por lei.
Durante a celebração, o arcebispo de São Luís, Dom Belisário, destacou o tema atual da Campanha da Fraternidade com um dos mais relevantes para estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da doutrina social da Igreja.
"É um momento de grande reflexão sobre o tema. Com esta abordagem visamos ao fortalecimento da cidadania e o bem comum da população, para que tenham garantidas as políticas públicas preconizadas nas leis brasileiras. O país já evoluiu bastante em algumas políticas sociais, como a redução da mortalidade infantil, por exemplo, mas é preciso estarmos sempre vigilantes, notadamente nas questões relativas à educação, que a base para a mudança de realidade", disse o arcebispo Dom Belisário.
Durante a campanha, a Conferência quer que as pessoas participem mais da formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis, como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população brasileira.
EVANGELIZAÇÃO
O texto-base da campanha deste ano descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos e outros órgãos de controle social.
Todos os anos, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.
A Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

0 comentários:

Postar um comentário