Aberta temporada de Carnaval em São Luís, desfiles na Passarela do Samba marcam primeira noite

, , No Comments

Carnaval da Passarela é uma promoção da Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado; vários blocos se apresentarão no local durante os cinco dias de festa. 

Aberta temporada de Carnaval em São Luís, desfiles na Passarela do Samba marcam primeira noite. 
Grupos de 'Tribos de Índio', 16 Blocos Tradicionais do Grupo B, e tambor de crioula ' Tenda do Tambor', deram o tom da animação no primeiro dia do Carnaval de São Luís 2019 na Passarela do Samba, promovido pela Prefeitura de São Luís com o apoio do Governo do Estado. A abertura oficial das festividades carnavalescas aconteceu com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca. No espaço a programação inicia todos os dias às 18h e segue até a terça-feira (5). A programação foi aberta pelo vice-prefeito Julio Pinheiro e pelo secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão. A presidente do Comitê Gestor de Limpeza da Prefeitura, Carolina Estrela, também participou da abertura. 
A entrega das chaves à corte momesca foi feita pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro que destacou o empenho da gestão municipal para organizar o Carnaval 2019 em parceria com o Governo e fazer da festa uma das maiores do país. "A Prefeitura não tem medido esforços para promover à população uma festa bem organizada e segura", destacou.
O secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão, desejou a todos uma festa momesca com tranquilidade e segurança. "Vamos ter cinco dias de programação intensa, com centenas de brincadeiras, entre blocos e escolas de samba, mostrando a cultura maranhense e as particularidades do Carnaval de São Luís. Serão dias inesquecíveis desse que queremos que seja um dos mais belos e maiores carnavais da nossa querida cidade patrimônio cultural da humanidade", afirmou.
Antes dos desfiles dos blocos de índios e tradicionais, o grupo que invadiu a Passarela do Samba foi o bloco do 'Folião Cidadão', levando mensagem de conscientização sobre comportamentos de cidadania e respeito ao patrimônio público e ao folião. Com coreografia animada por atores vestidos de agentes de limpeza e equipados com sacos plásticos, vassouras, carros de lixos, o grupo arrancou aplausos do público presente. A campanha Folião Cidadão é uma ação institucional da Prefeitura de São Luís para o período carnavalesco. Participam diretamente da campanha a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a Subprefeitura do Centro Histórico, Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e Secretaria Municipal do Turismo (Setur). As secretarias de Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc) também integram as ações da campanha.
Já as raízes das tradições culturais maranhenses foram apresentadas pelos grupos de índios Kaiapó, Tupiniquim, Kamayurá, Curumim e Tapiaca Uhu. Logo depois, foi a vez do desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B, que contou com a participação de ' Os Gigantes', 'Os Tradicionais do Ritmo', 'Fênix', 'Os Trapalhões', 'Companhia do Ritmo', 'Renovação do Ritmo', 'Os Diplomáticos', 'Os Guardiões', 'Príncipe da Meia Noite', 'Dragões da Liberdade', 'Os Vingadores', 'Os Gaviões do Ritmo', 'Os Diferenciados do Renascer ou Ritmo', 'Os Inacreditáveis', 'Vinagreira Show' e  'Os Imbatíveis'.
SERVIÇOS
Várias secretarias da Prefeitura de São Luís disponibilizaram estandes e equipes de trabalho, responsáveis por executarem campanhas conscientização junto à população durante os dias de folia, como a Secretaria Municipal de Saúde, que está com campanhas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e o Hospital de Campanha para atendimento básico de saúde, ambulâncias da Samu e do Corpo de Bombeiros na Passarela.
A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social também esteva presente na Passarela do Samba, com a ação 'Caia na Folia sem Trabalho Infantil', uma sensibilização de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, principalmente em relação à venda de bebidas alcoólicas. A ação contou com o apoio do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Superintendência Regional do Trabalho (Sinat).
A segurança no espaço da Passarela que possui 200 metros é realizada pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros Civil e Militar, e empresa de segurança particular. Para comodidade do público, o entorno da passarela conta com 100 banheiros ecológicos, fora os banheiros acessíveis próximos ao Espaço Preferencial. A praça de alimentação do espaço tem cinco barracas credenciadas, além de vendedores ambulantes devidamente credenciados pela Vigilância Sanitária e Blitz Urbana que, por sua vez, reforçará a fiscalização durante o período, com o objetivo de garantir mais segurança para os foliões. É proibida a comercialização de bebidas em garrafas e recipientes de vidro.
"Todos os anos faço questão de vim à Passarela do Samba acompanhar e prestigiar os grupos que fazem parte da nossa cultura carnavalesca. Este ano, até aqui, estou achando a festa bem organizada pela Prefeitura. Acho que a população pode vir para cá e curtir a programação com toda segurança e certeza de alegria", afirmou o folião Paulo Cesar Rodrigues ibeiro.
ESPAÇO ESPECIAL
No Carnaval de Todos de 2019, a Prefeitura de São Luís reservou um espaço especial para acomodar idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiência. No local, também há a presença de cinco interpretes de Libras (língua de sinais). "Antes de ser deficiente ou idoso, a pessoa é um cidadão. A Prefeitura inovou bastante ao separar um espaço para podermos desfrutar dos desfiles com respeito à nossa condição", apoiou o cadeirante Paulo Roberto Barbosa.
A aposentada Gracinete Carvalho, 64 anos, também ressaltou o espaço que tem capacidade para receber até 500 pessoas. "Vim com minha família prestigiar os blocos de São Luís e gostei demais como fui tratada, tive direito à pulseira, me conduziram à cadeira com toda educação. Estou me sentindo uma privilegiada hoje. Esse espaço é uma excelente ideia, espero que seja sempre assim daqui para frente", opinou.

0 comentários:

Postar um comentário