Prefeitura comemora quatro anos do 'Todos por São Luís' que contabiliza mais de 560 mil atendimentos

, , No Comments

Programa criado pela gestão do prefeito Edivaldo leva ações de saúde, cidadania, lazer, qualificação profissional entre outras, a diversos bairros de São Luís beneficiando milhares de pessoas. 

Prefeitura comemora quatro anos do ″Todos por São Luís″ que contabiliza mais de 560 mil atendimentos. 
Com mais de 560 mil atendimentos em 64 edições, o Programa Todos por São Luís já alcançou mais de 500 bairros. Em quatro anos de ações itinerantes pela cidade, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior ampliou o acesso das comunidades aos serviços oferecidos pela Prefeitura de São Luís nas mais diversas área como saúde, emprego e renda, infraestrutura, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, agricultura familiar, meio ambiente, entre outras. Para comemorar os resultados do programa, que tem a coordenação da primeira-dama Camila Holanda, representantes de secretarias e órgãos da administração municipal parceiros se reuniram na tarde desta quarta-feira (20) e reafirmaram o compromisso para a continuidade do programa.
Idealizador do Todos por São Luís, o prefeito Edivaldo ressalta o objetivo do programa. "Esta é uma gestão que deseja estar próxima dos cidadãos, oferecendo-lhes canais e condições de diálogo com o poder público municipal. O Todos, além de ser uma oportunidade para a oferta de serviços à população, permite que essa relação com o cidadão seja estreitada, considerando que faz parte do programa conversar com as comunidades para compreender melhor as suas necessidades e levar para a comunidade aquilo que ela mais precisa", frisa o gestor municipal.
Coordenadora da ação, a primeira-dama Camila Holanda contabiliza os resultados positivos do programa, que se consolidou como um importante canal de diálogo entre a gestão do prefeito Edivaldo e a população. "Idealizado pelo prefeito Edivaldo, esse é um programa que tem transformado vidas. Por meio das ações oferecidas ao longo de cada edição, a gestão chegou ainda mais perto das comunidades, imprimindo esforço para atender às necessidades dos moradores e facilitar o acesso aos mais diversos serviços", afirma Camila Holanda, que participou das comemorações pelos quatro anos de implantação do programa.
AÇÕES
A cada edição do Todos por São Luís o poder público municipal, com a contribuição de instituições parceiras, oferece à população serviços de saúde como consultas médicas com clínico geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia, odontologia, fisioterapia além de consulta de enfermagem, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos ginecológicos e encaminhamentos a consultas especializadas.
As capacitações são outro ponto forte do programa. Entre elas, são oferecidos cursos como os de panificação, doces e salgados, corte e costura, informática básica, artesanato, culinária, entre outros. Também são disponibilizadas oficinas de decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, decoração de tiaras, confecção de agendas e chaveiros, pintura facial e, ainda, atividades de desenho livre para crianças e idosos.
EDIÇÕES ESPECIAIS
Desde sua implantação, em 20 de março de 2015, além das edições regulares, o programa contou com edições especiais voltadas a mulheres, homens, crianças, idosos e à saúde mental. "Comemorar os quatro anos do programa é comemorar todos esses avanços obtidos com o esforço da gestão. Estamos felizes com o impacto positivo gerado nas comunidades, com o alcance das ações e, sobretudo, com o fortalecimento do diálogo entre a população e a gestão municipal", diz o coordenador técnico do programa, Arivaldo Martins.
No Todos por São Luís, o público também tem acesso a atendimento social e psicossocial, a partir dos serviços disponibilizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), como recadastramento do NIS, Programa Bolsa Família, Cadastro Único (CadÚNico), orientações sociais, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços.
MULHER
A mais recente edição do Programa foi realizada no dia 9 de março no Hospital da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A edição também reforçou as ações pelo Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero.
Só na região Itaqui-Bacanga, foram realizadas mais de 10 edições do Todos por São Luís, contemplando bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Vila Nova, Residencial Paraíso, Gapara, além das edições especiais no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Bairros como Liberdade, Radional, Cidade Olímpica, São Bernardo, Ilhinha, João de Deus, Alemanha, Anil, Coquilho, Vila Cascavel, Jardim América, Vicente Fialho, Quebra-Pote, Bairro de Fátima, Monte Castelo, Coroadinho, entre muitos outros, também já foram contemplados com as ações do programa.
Para os próximos anos, a proposta é fortalecer as parcerias e, consequentemente, ampliar as ações do Todos por São Luís, fazendo com que o programa continue cumprindo o seu papel de suprir as necessidades da população, aproximando-a dos serviços públicos e ampliando o acesso a outros serviços como capacitações nas mais diversas áreas, serviços de beleza, entre outros. "A nossa proposta é sempre ampliar as parcerias e os serviços oferecidos pelas secretarias e órgãos municipais que participam da ação e buscar, além de ações novas, a qualificação desses serviços que são oferecidos", finaliza Camila Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário