Othelino Neto participa de audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos em Itapecuru-Mirim

, , No Comments
Othelino Neto participa de audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos em Itapecuru-Mirim

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), participou, na terça-feira (26), de uma audiência pública, em Itapecuru-Mirim, sobre o projeto Teia de Sustentabilidade, desenvolvido pela 2ª Vara da Comarca de Justiça do município e parceiros. A iniciativa busca resgatar a qualidade do meio ambiente com ações inclusivas para a gestão de resíduos sólidos.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim e contou, ainda, com a participação do deputado estadual Wendell Lages (PMN); do secretário de Estado do Meio Ambiente, Rafael Ribeiro; do prefeito Miguel Lauand; do desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão; do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos da Comarca de São Luís; da juíza Mirella Cezar Freitas, diretora do Fórum da Comarca de Itapecuru-Mirim.
Também participaram vereadores, representantes do Ministério Público, entidades de classe, secretários municipais, sociedade civil organizada, empresários e comunidade local.
“Um dos mais sérios problemas ambientais no Brasil e no Maranhão é a gestão dos resíduos sólidos, porque, a falta da destinação final adequada do lixo, compromete não só a saúde pública, mas os rios, o lençol freático. Hoje, Itapecuru dá um passo importante, no sentido de alguns compromissos serem assumidos para essa melhor gestão, aproveitando esse lixo, que pode ser reutilizado e evitando a utilização de uma área maior para o lixão. Enfim, um bom exemplo para o Maranhão”, assinalou o deputado Othelino Neto.
O deputado Wendell Lages também parabenizou a iniciativa e pontuou que pesquisas recentes indicam que o Brasil só recicla 2% de todo o seu resíduo. “Estamos aqui reunidos para tratar justamente desse assunto, de como podemos unir forças, desde o Poder Legislativo, o poder público municipal, o Judiciário e até a classe empresarial da cidade, para que a gente possa botar na mesa todas as ideias e os projetos que podem ser executados, para que Itapecuru-Mirim possa ter, de fato, uma coleta seletiva dos resíduos e, acima de tudo, preservar os recursos naturais”, afirmou.
Sobre o projeto
O projeto Teia de Sustentabilidade tem como objetivo prevenir e combater a poluição, resgatar a qualidade do meio ambiente, promover a saúde e a inclusão social, a fim de assegurar à sociedade itapecuruense o uso racional do ecossistema.
Segundo a diretora do Fórum da Comarca de Itapecuru-Mirim, a juíza Mirella Cezar Freitas, as atividades do projeto se estendem até o dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com palestras sobre educação ambiental nas escolas do município.
A audiência foi considerada pelas autoridades participantes um dia histórico para Itapecuru. O projeto Teia de Sustentabilidade foi classificado como referência na gestão de resíduos sólidos e reciclagem, além de um exemplo que deve seguido por outras cidades. “É um momento histórico para Itapecuru, pois as instituições se juntam para cada uma delas dar a sua contribuição para a proteção do meio ambiente. É impressionante a representatividade dessa audiência pública e só podemos esperar que renda excelentes frutos. Tenho a expectativa de que Itapecuru se transforme em exemplo para o Maranhão inteiro em relação aos resíduos sólidos”, disse o juiz Douglas de Melo Martins.
Ao final da audiência, a comunidade Monte Cristo foi escolhida para a ser a primeira comunidade “Lixo Zero” de Itapecuru, ficando responsável por todos os seus resíduos produzidos. “Ela será capacitada pela Secretaria de Meio Ambiente para que possa tratar o seu lixo orgânico, devolvê-lo para o solo e que seja ambientalmente correto, entregando para coleta apenas o material reciclado. Essa é uma iniciativa mundial e, também, queremos que Itapecuru seja Lixo Zero”, ressaltou a juíza Mirella Cezar Freitas.

0 comentários:

Postar um comentário