SLZ! RECICLÁVEIS: Prefeitura retoma coleta seletiva em domicílio por agendamento

, , No Comments

População volta a contar com o serviço implementado pela gestão do prefeito Edivaldo interrompido por conta da pandemia; para solicitar a retirada do material, basta agendar por meio do WhatsApp (98) 99188-9990.


Prefeitura de São Luís retoma coleta seletiva de resíduos recicláveis em domicílio.A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), deu início nesta segunda-feira (8), à retomada do serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis em domicílio, por agendamento, que havia sido suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19. Todo o trabalho está sendo feito seguindo as normas sanitárias definidas pelas autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus. A ação complementa as estratégias implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para desenvolver e modernizar a política de resíduos sólidos na capital. A população já pode solicitar o serviço, via celular, pelo número (98) 99188-9990 (WhatsApp). É possível agendar a coleta seletiva em domicílio quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande.
Durante o atendimento pelo aplicativo de menagens, a coleta seletiva será marcada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois os profissionais da coleta seletiva baterão na porta para receber o material ou pedir para interfonar, no caso de condomínio. O material coletado será entregue às cooperativas de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, comentou a retomada do serviço. “O processo de coleta seletiva que disponibilizamos na nossa cidade estava em fase inicial quando foi interrompido por causa da pandemia. Por ser um processo inicial, a implantação é realizada por etapas e essa primeira etapa é exatamente para incentivarmos às pessoas a fazerem a separação correta na comodidade do seu lar, bastando se comprometer em agendar a coleta via WhatsApp”, explicou, ressaltando que os gentes de limpeza passam diariamente por processos de higienização e desinfecção, e este procedimento será mantido enquanto for necessário para enfrentar a contaminação pelo Covid-19.
Carolina Estrela reforçou a necessidade de se retomar aos poucos as atividades do cotidiano e de trabalho, na cidade, mas sem se descuidar das precauções com higienização e distanciamento social. Ressaltando-se a preocupação com as pessoas que trabalham nas cooperativas de catadores, uma atividade importante e que serve de sustento para muitas famílias. Todas estas medidas fazem parte das políticas de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantadas na gestão do prefeito Edivaldo, que tem ampliado e modernizado o sistema de limpeza urbana, atendendo a todas as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornando São Luís a capital do Nordeste com maior taxa de reciclagem.
RECICLAGEM
Hoje, São Luís tem o maior índice de reciclagem da região Nordeste, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). São Luís recicla 5,44% de todo o lixo que produz. Quando o prefeito Edivaldo assumiu a gestão, em 2013, a capital reciclava apenas 0,12% do lixo que produzia. Além de São Luís, somente João Pessoa (PB) tem taxas superior a 1% na região.
São Luís é também uma das cidades brasileiras que mais atendem às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazendo a destinação adequada dos resíduos em um dos aterros sanitários mais modernos do país, a Central de Gerenciamento Ambiental Titara. A Prefeitura mantém ainda ações permanentes de educação ambiental por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza e inseriu as cooperativas de catadores de materiais recicláveis ao sistema de limpeza urbana, gerando emprego e renda para estes profissionais.
SAIBA MAIS 
Como solicitar o serviço?
É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. Você deverá entrar em contato para agendamento através do aplicativo whatsApp por meio de número (98) 99188-9990.
Como é realizada a coleta do material?
Durante o atendimento pelo WhatsApp a coleta seletiva será agendada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a coleta seletiva irá bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da Coleta Seletiva São Luís é devidamente identificado. O serviço é gratuito. 
Qual o destino do material coletado?
O material coletado será entregue às cooperativas de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.

0 comentários:

Postar um comentário