CATEQUESE! 'DESCOLONIZA': estátua de padre António Vieira é alvo de protesto em Lisboa

, , No Comments
Imagem de jesuíta que atuou no Brasil foi motivo de confronto entre grupos de combate ao racismo e neonazistas, quando foi inaugurada, em 2017.

Estátuas associadas ao racismo, à escravidão e ao colonialismo têm sido alvo de manifestantes em diferentes países, dentro da onda global de protestos desencadeada pelo assassinato de George Floyd por um policial branco nos EUA. O movimento agora chega a Portugal, que dominou o tráfico de escravos por séculos.

António Vieira (1608-1697) foi um dos mais influentes padres jesuítas do século 17, com uma longa atuação no Brasil, em período que o território era dominado por Portugal.
Na visão de alguns historiadores, Vieira foi conivente com a escravidão, assim como a própria Igreja Católica. Embora alguns atribuam ao padre certa defesa dos indígenas, a Ordem Jesuíta é descrita por algumas correntes de pesquisadores como uma instituição que, por vezes, explorou o trabalho indígena e impôs um processo de aculturação pela catequese.
Quando foi instalada, em junho de 2017, a estátua do padre António Vieira foi motivo de confronto entre grupos de combate ao racismo e neonazistas.








Foto
NUNO FERREIRA SANTOS


0 comentários:

Postar um comentário