RESTAURAÇÃO! SLZ: monumento histórico volta a ser instalado na Praça da Misericórdia

, , No Comments

Datada de 1912, estátua de figura feminina que integra o antigo chafariz que adorna o local, passou por restauração completa e já foi devolvida ao logradouro que será entregue à cidade pelo prefeito Edivaldo em breve.

Monumento histórico é destaque da obra de requalificação que a Prefeitura de São Luís realiza na Praça da MisericórdiaUm espaço mais aconchegante e propício para o lazer e convivência social dos moradores próximos ao local e para os visitantes é o que vai proporcionar a obra de requalificação da Praça da Misericórdia, no Centro. Iniciada este ano,  a revitalização, que integra o  programa São Luís em Obras, segue avançado e em breve será entregue para a população pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. Após restauração, a estátua de figura feminina que integra o antigo chafariz que adorna o local, voltou para o seu lugar de origem como importante símbolo secular. 
Retirada logo no início da obra, a estátua precisou passar por um longo processo de restauração. Datada de 1912, ela traz uma imagem feminina, feita de ferro fundido e, em seu interior, uma tubulação de água com saída no topo de sua cabeça. No passado, a estrutura servia como chafariz da praça, mas que com o tempo, deixou de funcionar. Agora, porém, essa estátua retornará à Praça da Misericórdia relembrando às antigas gerações histórias distantes e permitindo novos capítulos a partir de sua reinauguração.
“Entregaremos à população uma praça totalmente renovado, fruto de uma obra de requalificação que considerou preservar a história que lá existia e a beleza de um de nossos patrimônios, que é a estátua que funcionava como chafariz na Praça da Misericórdia. Para que integre o novo espaço, ela precisou ser retirada para que fosse devidamente restaurada e voltasse a compor a história de um espaço de grande importância para a nossa cidade e para população”, destacou o prefeito Edivaldo.
Durante a restauração, a peça passou por um processo de raspagem total para retirada das camadas de tinta que resistiram ao tempo. Nesta etapa, também foi realizado um processo de fosfatização, que serve para dar resistência ao salitre, e que no litoral maranhense é muito abundante e tem a capacidade de corroer metais, especialmente peças de ferro fundido, matéria-prima da estátua. Além disso, foi aplicada uma camada de zinco e uma pintura à base de laca, isto é, tinta automotiva.
PROGRAMA
A reforma da Praça da Misericórdia integra o programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo que contempla ainda as requalificações do Largo do Carmo e Praça João Lisboa e entorno, obras no Parque do Bom Menino, praças da Saudade e da Bíblia, reforma do Mercado da Praia Grande e construção da Praça das Mercês um leque de ações nas áreas de infraestrutura como reformas de praças, mercados, logradouros públicos, unidades de saúde e ainda pavimentação de ruas e avenidas de diversos bairros da cidade.Trata-se do maior programa de urbanização já implementado nas últimas décadas em São Luís.
SAIBA MAIS

0 comentários:

Postar um comentário