'Arraiá do Povo em Casa' transmitido pela TV Assembleia revive a magia do São João do Maranhão

, , No Comments

Elda Borges e Joelson Braga comandaram a apresentação do "Arraiá do Povo em Casa" de um cenário junino montado no Complexo de Comunicação da Assembleia.
Um sucesso a primeira noite de transmissão do ‘Arraiá do Povo em Casa’ pela TV Assembleia (canal 51.2 e TVN 17) e redes sociais do Parlamento Estadual, na quarta-feira (24). A exibição foi acompanhada por milhares de telespectadores que, durante quase quatro horas, reviveram os melhores momentos das apresentações dos grupos folclóricos no 'Arraiá do Povo 2019' e ainda puderam assistir a vídeos enviados por representantes de manifestações culturais gravados este ano. 
Nesta quinta-feira (25), o ‘Arraiá do Povo em Casa’ continua, com o brilho e encanto dos bois Unidos de Santa Fé, Nina Rodrigues, Sonhos, além da quadrilha Quadrilharte de Alcântara. Tudo isso estará na telinha da TV Assembleia para levar a alegria do São João maranhense às pessoas em casa.
O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), abriu a programação destacando a importância de manter vivas as tradições culturais maranhenses neste período de pandemia. Entre outras coisas, ele convidou a população maranhense a participar da festança junina oferecida pela TV Assembleia no conforto e segurança do próprio lar, com a família reunida.
“O Arraiá do Povo, que vem sendo realizado há três anos, é uma festa já consolidada e muito bem prestigiada no período junino em São Luís. Este ano, teve de ser diferente, pois tivemos que suspender o arraial, por medida de segurança, em razão da Covid-19. Mas durante esses três dias, estaremos exibindo na TV Assembleia o ‘Arraiá do Povo em Casa’, para que você se divirta com sua família com segurança, podendo ainda contribuir com as atrações de sua preferência que irão se apresentar neste grande palco virtual e, assim, ajudar a manter viva a chama do nosso São João”, declarou o deputado Othelino Neto.
Joelson Braga lê mensagens enviadas por internautas que interagiram com a produção e elogiaram a iniciativa durante a transmissão
Joelson Braga lê mensagens enviadas por internautas que interagiram com a produção e elogiaram a iniciativa durante a transmissão.
Apresentações
Embaladas por uma variedade de ritmos, as reprises das brincadeiras juninas foram transmitidas pela TV Assembleia com chamadas ao vivo da programação pelos apresentadores Elda Borges e Joelson Braga. A transmissão teve participação ativa de internautas, que interagiram compartilhando vídeos e fotos elogiando a iniciativa da TV Assembleia e aplaudindo as apresentações.
O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinking, ressaltou que o ‘Arraiá do Povo em Casa’ foi idealizado com o propósito de oferecer um alento aos amantes da cultura popular, neste momento difícil por conta da pandemia. “É uma forma de saciar a saudade do São João e do Arraial do Povo, que acontece todos os anos no estacionamento da Assembleia Legislativa”, disse.
Toadas inéditas
Além da exibição das reprises das manifestações folclóricas que se apresentaram no 'Arraiá do Povo 2019', cantadores de bumba meu boi que abrilhantaram a primeira noite também apresentaram toadas inéditas, composições que haviam sido compostas especialmente para o São João 2020.
O primeiro grupo a se apresentar na tela da TV Assembleia foi o Boi Barrica, desde o momento do batizado do boizinho, passando pela exibição de novas toadas e os antigos bailados que marcaram época no São João do Maranhão.
Em seguida, foram exibidos Cacuriá de Dona Teté, Boi de Axixá, Boi de Maracanã e, encerrando as apresentações da primeira noite, Boi de Itapera.
Telespectadoras entraram no clima junino e acompanharam a transmissão do Arraiá do Povo em Casa pela TV Assembleia
Telespectadoras entraram no clima junino e acompanharam a transmissão do Arraiá do Povo em Casa pela TV Assembleia.
Interação
De Brasília, a internauta Ely Santos era uma das mais entusiasmadas participantes do chat do ‘Arraiá do Povo em Casa’ no YouTube, que contou com a participação de internautas de vários estados. “Brasília comemorando o São João. E, aos maranhenses que moram aqui, aquele beijo”, disse ela.
“Como é bom reviver, mesmo que seja em casa, o São João do Maranhão”, escreveu a internauta Adriana Nascimento.
“Só assim para matar a saudade da minha ilha maravilhosa, saudade do meu Boi de Axixá”, ressaltou Vivian Silva, de Alto Alegre do Maranhão.
Cenário
Para levar o melhor do São João para dentro das casas dos maranhenses, a Diretoria de Comunicação montou uma estrutura lembrando um tradicional arraial junino em seus estúdios, com barracas, bandeirinhas, ornamentação e o clima de animação da temporada, com a participação de toda a equipe da TV Assembleia. Quem acompanha a programação tem a oportunidade de exercitar a solidariedade, fazendo doações direcionadas a grupos folclóricos de sua predileção. Na tela, é exibido um QR Code e dados bancários dos beneficiados. 

Programação
 DIA 25, QUINTA-FEIRA
BOI DE SANTA FÉ
BOI DE NINA RODRIGUES
QUADRILHARTE DE ALCÂNTARA
BOI DE SONHOS

DIA 26, SEXTA-FEIRA
BOI PIRILAMPO
BOI MOCIDADE DE PINHEIRO
BOI DE MORROS
BOI DA MAIOBA

0 comentários:

Postar um comentário