EM OBRAS! SLZ: Prefeitura inicia etapa de concretagem da Ponte do Baixão

, , No Comments

Serviço está em um dos eixos do programa criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que avança ainda com obras de pavimentação de vias, reformas de unidades de saúde, escolas e mercados, entre outras frentes de trabalho; também estão em obras as pontes do Recanto Verde e Fumacê.

Prefeitura de São Luís inicia etapa de concretagem da Ponte do Baixão, que integra o programa São Luís em ObrasA Prefeitura de São Luís está avançando nas frentes de construção de pontes para interligação de comunidades e melhorias no fluxo de trânsito entre bairros da capital. Um exemplo é a Ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão, onde já foram concluídas as fundações (estacas) e, nesta semana, será iniciada a concretagem das peças de sustentação da laje, isto é, a pré-laje. Também estão em obras as pontes do Recanto Verde e Fumacê. Estas e outras ações são parte do São Luís em Obras, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que se consolida como maior programa de intervenções urbanísticas das últimas décadas e que tem modificado a realidade de vários locais da cidade.
“A construção de pontes tem como objetivo atender às demandas históricas de mobilidade de algumas comunidades de São Luís, que utilizavam passagens improvisadas, transpondo córregos e rios. Os trabalhos estão adiantados e vamos disponibilizar para estas comunidades estruturas seguras, modernas, que vão facilitar a ligação entre bairros e dar maior fluidez ao trânsito, pois servirão como alternativa, em alguns casos, para o condutor fugir dos congestionamentos nas grandes avenidas em horários de pico do tráfego”, ressaltou o prefeito Edivaldo.
No caso da Ponte do Baixão, estão sendo concretadas nesta semana as peças que integrarão a pré-laje. São estruturas de concreto armado, como blocos ou placas, que passam por um processo de cura (secagem, solidificação) que dura cerca de 20 dias. Passada esta etapa, serão montadas as peças sobre as vigas da ponte, formando, assim, o esqueleto, isto é, a estrutura de sustentação da ponte.
Ģ Ponte do Baixão está localizada no Bairro Jardim São Cristóvão, no final da Avenida 2, fazendo ligação com a Avenida Paulo VI, sobre o trecho do Rio Paciência, que tem servido como canal de escoamento pluvial e que anualmente recebe grande fluxo de enxurrada, vindo de vários bairros adjacentes.
O projeto prevê uma estrutura com 10 metros de extensão e passeio para pedestres nas duas laterais. Também está previsto o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e tubulação para drenagem da água das chuvas. A obra vai permitir maior fluidez no trânsito, garantido mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária, São Raimundo e São Cristóvão.
RECANTO VERDE


Na zona rural de São Luís, ao longo da rodovia BR-135, a Prefeitura também está construindo uma ponte de concreto para transpor um afluente do Rio da Prata, interligando os bairros Vila Itamar e Recanto Verde. A obra está em fase de cravação de estacas, feitas de concreto armado, medindo cada uma entre 6 metros a 8 metros de comprimento. No local, já foi concluída a fase de movimentação de solo para aterramento das cabeceiras, bem como a terraplanagem.
A Ponte do Recanto Verde será construída em concreto armado com 36 metros de extensão e 10,5 metros de largura, com passeio para pedestre nos dois sentidos e drenagem pluvial. O projeto prevê ainda asfaltamento de vias e outras melhorias na região.
FUMACÊ
A Prefeitura também está intensificando a construção de uma ponte na área Itaqui-Bacanga, interligando os bairros Fumacê e Anjo da Guarda. A obra está na etapa de movimentação de solo e aterro, que é preparativo das cabeceiras. No local, estão sendo realizadas também obras de asfaltamento de 4 km de vias.
A ponte está sendo construída no cruzamento da Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia. Terá 10 metros de extensão em concreto armado e substituirá a estrutura improvisada de madeira utilizada atualmente pela população e que não oferece segurança a quem precisa passar por ela todos os dias.
SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 comentários:

Postar um comentário