Em live, Duarte e Fabiana Vilar falam sobre atuação e propostas para São Luís

, , No Comments

 


Na última terça-feira (13), o candidato a Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos), juntamente com a candidata a vice de sua chapa, Fabiana Vilar (PL), realizou live com transmissão simultânea pelo Instagram, Facebook e YouTube. Na oportunidade, os candidatos falaram sobre propostas para a capital e responderam perguntas de um miniauditório que participou no mesmo local da live.

As perguntas foram de tema livre, e os participantes escolhiam a quem perguntar. Com duração de um pouco mais de 50 minutos, as abordagens ganharam destaque justamente sobre as áreas de maior prioridade defendidas por Duarte: Saúde e Educação. Segundo ele, ao total, serão 50% do orçamento do município apenas para essas áreas.

Educação
Sobre como lidar com o crescente desemprego em razão da pandemia, Duarte elencou iniciativas para longo prazo, como investimento em educação. Mas, paralelamente, ressaltou o caráter de urgência para garantir direitos de 1ª, 2ª e 3ª geração nas escolas, promovendo saneamento básico, água potável, internet, acesso à lazer e esporte, cursos profissionalizantes que facilitem o ingresso ao primeiro emprego para adolescentes a partir de 14 anos, além de garantir postos de trabalho, explorando o potencial turístico e cultural de São Luís.

“São Luís é uma cidade portuária e turística, e essa aptidão não é explorada. Hoje, apenas 1% do nosso orçamento é destinado para a cultura.”

Ele acredita que a indústria do entretenimento será fundamental para reerguer a economia local, reduzindo o imposto dos hotéis, de 5% para 2% do ISS; criando área de livre cultura e turismo para a realização de eventos que ultrapassem as 2h e calendário com programações diversas todos os meses do ano. O candidato pretende ainda fazer ampla divulgação nacional de todas atratividades de São Luís.

Filas na saúde
Para dar fim às enormes filas de espera por um atendimento de saúde, o republicano garante que fará uma boa administração dos recursos públicos, tanto os federais como estaduais e municipais, com revisão de contratos e redução dos gastos públicos. “Dá pra fazer. Nós fizemos por onde passamos. Tem gente que pensa que é mágica. Não é mágica, é zelo. No VIVA Cidadão tinha 5 unidades, e as pessoas eram mal atendidas, debaixo de chuva e sol. Hoje, são 50, com unidades dentro de shopping, que atendem aos sábados e domingos, com uma redução de gastos de 42%. Essa mesma expertise de gestão, de resultados, nós vamos levar para a saúde de São Luís.

Atuação de Fabiana
Sobre a gestão como vice-prefeita, Fabiana mencionou que pretende contribuir com as ações de Duarte identificando as necessidades da população nas comunidades, ao lado do povo. Ela lembrou o período que participou do governo Flávio Dino e destacou que, pelo interior do estado, visitando a zona rural, havia surpresa quando produtores encontravam a então secretária da Sagrima. “Eles diziam assim: ‘é a primeira secretária de Agricultura que eu conheço e que vem à minha fazenda’. Eram pessoas que não tinham essa assistência de um gestor. Na prefeitura será assim, não ficarei em gabinete, estarei na rua procurando as necessidades do povo”, pontua.

No fim da live, Duarte agradeceu a participação dos que compuseram a plateia e comentou sobre a prática de disseminação de notícias falsas que tem se tornado frequente nas redes sociais, com intuito de descredibilizar a sua campanha.

“Como toda campanha, tem ataques, tem agressões, e a cada ataque que a gente sofrer, a gente vai responder com uma proposta. Podem ter certeza que, comparando aquilo que nós fizemos com o que os outros deixaram de fazer, São Luís não vai errar. Vai ter um prefeito presente, uma prefeitura que funcione todo dia e que orgulhe as pessoas”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário