ELEIÇÕES 2020! MA: Decisões da Justiça podem mudar o curso da disputa em Imperatriz e São José de Ribamar

, , No Comments













Duas decisões judiciais serão decisivas para o desfecho da disputa eleitoral em Imperatriz e São José de Ribamar, os dois maiores colégios eleitorais do Maranhão depois de São Luís.

A primeira diz respeito à candidatura do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PP). Pressionado por processos na Justiça Eleitoral, os quais já carimbados por condenações, todas questionadas, Ildon Marques se mantém na cena eleitoral por força de liminares, o que não lhe dá garantias plenas de que continuará na disputa, já que sua candidatura foi impugnada por adversários e também pelo Ministério Público Eleitoral. Com Ildon Marques no jogo, o desfecho da eleição majoritária em Imperatriz é rigorosamente imprevisível, por conta da proximidade dele com o prefeito Assis Ramos (DEM), o ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e o deputado Marco Aurélio (PCdoB). Sem a presença dele, os seus votos serão pulverizados, reforçando as chances dos três candidatos mais fortes. É grande a expectativa sobre o futuro da candidatura de Ildon Marques na Princesa do Tocantins.

Situação parecida está acontecendo em São José de Ribamar. No período de pré-campanha, o prefeito Eudes Sampaio (PTB) parecia caminhar seguro e com folga para a reeleição. De repente, uma decisão do Tribunal de Contas do Estado inocentou o ex-prefeito Júlio Matos (PL) da pendência que o manteve fora de duas eleições como ficha suja tornando-o elegível. Sua entrada na disputa mudou o cenário radicalmente, com ele assumindo a liderança, deixando o prefeito para trás. Tudo caminhava para um equilíbrio, quando outra decisão restaurou sua condição de ficha suja. Ele recorreu e aguarda o pronunciamento da Justiça. Sem Júlio Matos – que continua dizendo que é candidato, mas conhecedores do caso garantem que não é -, o prefeito Eudes Sampaio volta a liderar, agora num clima de incerteza.

Como se vê, decisões aguardadas podem mudar o cenário da disputa nos dois municípios.

Da Coluna Repórter Tempo

0 comentários:

Postar um comentário