'Imagine o que tem sido dito longe das câmeras', diz Greta Thunberg sobre fala de Ricardo Salles

, , No Comments

No vídeo da reunião ministerial divulgado pelo STF, ministro do Meio Ambiente fala em 'aproveitar' a pandemia da Covid-19 para flexibilizar regras infralegais.








A ativista sueca Greta Thunberg Foto: Johanna Geron / REUTERS
A ativista sueca Greta Thunberg Foto: Johanna Geron /.
A ativista ambiental Greta Thunberg reagiu, neste sábado (23), à fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que era necessário aproveitar que a atenção estava voltada à pandemia da covid-19 para afrouxar normas infralegais. A declaração do chefe da pasta foi revelada pelo vídeo da reunião ministerial realizada no dia 22, divulgado na sexta-feira (22) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STFCelso de Mello.
Ao citar uma reportagem da agência Reuters no Twitter, a jovem sueca reproduziu a frase dita pelo ministro, que "precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de covid". Em seguida, questionou: "imagine o que tem sido dito longe das câmeras". Também afirmou que o "nosso futuro comum é apenas um jogo para eles".
— Nós temos a possibilidade nesse momento que a atenção da imprensa tá voltada exclusiva... quase que exclusivamente pro covid (sic), e daqui a pouco para a Amazônia, o general Mourão tem feito aí os trabalhos preparatórios para que a gente possa entrar nesse assunto da Amazônia um pouco mais calçado, mas não é isso que eu quero falar. A oportunidade que nós temos, que a imprensa não tá ... Tá nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação — declarou o ministro na reunião.
Na ocasião, Salles também defendeu que a pandemia é uma oportunidade de "ir passando a boiada e mudando todo o regramento, e simplificando normas".
— De Iphan, de ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação regulam (regulamentar) é de regulatório que nós precisamos, em todos os aspectos.(...) E deixar a AGU (Advocacia-Geral da União) de stand by pra cada pau que tiver, porque vai ter — declarou.
Esta não é a primeira vez que a ativista ambiental critica um político brasileiro. Greta, eleita  Pessoa do  Ano 2019 pela Times, já trocou farpas com o presidente Jair Bolsonaro pelas decisões do político quanto à área do meio ambiente. Em uma das ocasiões, Bolsonaro chamou a adolescente de "pirralha". Em tom irônico, colocou temporariamente o termo pejorativo no seu Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário