ALEMA! SAÚDE: Diretoria iniciará novo protocolo de monitoramento e orientação a servidores com suspeita de Covid-19

, , No Comments

Diretoria de Saúde da Alema iniciará novo monitoramento por Telemedicina de servidores com suspeita de Covid-19
Equipe multiprofissional da Diretoria de Saúde da Alema realizou trabalho de orientação aos servidores sobre prevenção à Covid-19.
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciará, na próxima semana, um novo protocolo de assistência aos servidores com suspeita ou acometidos pela Covid-19, no qual a equipe multiprofissional do setor fará a realização de exames e consultas, por meio da modalidade de Telemedicina (fornecimento de informações e atenção médica a pacientes a distância).
O propósito, conforme o diretor de Saúde da Casa, Dionilo Costa Júnior, é que esses servidores afastados possam, aos poucos, retornar ao ambiente de trabalho. “Nós estamos montando um protocolo de saída dessa situação com a Telemedicina para que, somando-se o resultado dos exames ao histórico clínico do paciente, tenhamos a certeza de que eles poderão voltar às suas atividades, garantindo a sua segurança e, também, a dos demais servidores”, explicou.
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional tem feito o acompanhamento de servidores desde o início da pandemia, logo que começaram a aparecer os primeiros casos suspeitos de coronavírus na Casa. 
Desde então, a equipe, que é composta por médicos, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e um servidor do setor administrativo,  monitora o quadro clínico desses funcionários, aconselhando-os ao isolamento domiciliar e, somente em casos mais graves, fazendo a indicação hospitalar.
“Nós estamos encaminhando ao hospital somente quando identificamos que se trata de caso muito grave, por conta da lotação nas unidades de saúde, a exemplo daqueles que necessitam de ventilação artificial. No caso de sintomas mais leves, a nossa equipe acompanha de forma online, via whatsapp ou por chamada de vídeo,  orientando quanto aos medicamentos necessários. Além disso, fazemos um trabalho de atendimento psicológico durante o tratamento e, também, fisioterapêutico, a partir dos quadros de melhora”, esclareceu Costa Júnior.
Ele afirmou ainda que a Assembleia assiste os servidores principalmente para que não haja automedicação ou um quadro de pânico muito grande, o que, segundo ele, agrava a situação.
Prevenção
O trabalho de prevenção ao coronavírus começou na Assembleia antes do primeiro caso da doença ser confirmado no Maranhão.
Em uma ação que integra uma série de medidas internas adotadas pelo Poder Legislativo, visando à segurança de parlamentares, servidores e colaboradores, uma enfermeira, uma nutricionista e uma psicóloga visitaram setores da Casa dando orientações e tirando dúvidas sobre cuidados com higiene pessoal, alimentação e equilíbrio emocional, para que se evitasse a contaminação por Covid-19.

0 comentários:

Postar um comentário