ALEMA! COVID-19: Yglésio quer que obesidade seja considerada fator de risco na pandemia

, , No Comments


O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) apresentou uma Indicação na Assembleia Legislativa do Maranhão para que as pessoas com obesidade sejam inclusas no grupo de risco para atendimento prioritário nas ações preventivas e tratativas contra a Covid-19 e H1N1 no estado do Maranhão.
Segundo o parlamentar, a obesidade é um dos grandes fatores de risco para o agravamento da Covid-19. Ele informou que estudos na França, Estados Unidos e no Brasil apontam que a obesidade é um dos grupos de risco na pandemia do novo coronavírus.
Já há uma epidemia de obesidade no país, conforme o deputado. Pelos dados do Ministério da Saúde, a mortalidade dos jovens obesos é mais alta do que os idosos obesos com Covid-19: entre aqueles com menos de 60 anos, é de 57%; os com mais de 60 anos, de 43%.
A Indicação foi encaminhada para o governador do Maranhão e prefeito de São Luís, Flávio Dino (PCdoB) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT), respectivamente, e aos secretários municipal e estadual de saúde, Lula Fylho e Carlos Lula, respectivamente.
Retrospecto
No segundo trimestre do ano passado, o deputado estadual Dr. Yglésio protocolou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Estadual de Combate à Obesidade. O objetivo do fundo é proporcionar recursos financeiros para ações preventivas e curativas da obesidade e comorbidades no Maranhão. 
Estes recursos poderão ser aplicados em ações e políticas públicas de vigilância alimentar e nutricional, campanhas de promoção da alimentação saudável, cuidado integral, regulação e controle de alimentos, bem como custeio de serviços de nutrição, nutrologia, endocrinologia, e cirurgia bariátrica.
No mesmo sentido, para promover alimentação saudável, o parlamentar teve lei aprovada para que as escolas públicas e particulares ofereçam alimentos saudáveis, excluindo os alimentos ultraprocessados e açucarados.

0 comentários:

Postar um comentário