Segundo o parlamentar, a obesidade é um dos grandes fatores de risco para o agravamento da Covid-19. Ele informou que estudos na França, Estados Unidos e no Brasil apontam que a obesidade é um dos grupos de risco na pandemia do novo coronavírus.
Já há uma epidemia de obesidade no país, conforme o deputado. Pelos dados do Ministério da Saúde, a mortalidade dos jovens obesos é mais alta do que os idosos obesos com Covid-19: entre aqueles com menos de 60 anos, é de 57%; os com mais de 60 anos, de 43%.
A Indicação foi encaminhada para o governador do Maranhão e prefeito de São Luís, Flávio Dino (PCdoB) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT), respectivamente, e aos secretários municipal e estadual de saúde, Lula Fylho e Carlos Lula, respectivamente.
Retrospecto
No segundo trimestre do ano passado, o deputado estadual Dr. Yglésio protocolou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Estadual de Combate à Obesidade. O objetivo do fundo é proporcionar recursos financeiros para ações preventivas e curativas da obesidade e comorbidades no Maranhão.
Estes recursos poderão ser aplicados em ações e políticas públicas de vigilância alimentar e nutricional, campanhas de promoção da alimentação saudável, cuidado integral, regulação e controle de alimentos, bem como custeio de serviços de nutrição, nutrologia, endocrinologia, e cirurgia bariátrica.
No mesmo sentido, para promover alimentação saudável, o parlamentar teve lei aprovada para que as escolas públicas e particulares ofereçam alimentos saudáveis, excluindo os alimentos ultraprocessados e açucarados.
0 comentários:
Postar um comentário