ALEMA! DR. IGLÉSIO MOISÉS: aprova Projeto para destinação de veículos apreendidos a órgãos do poder público no MA

, , No Comments

Aprovado projeto de Dr. Yglésio que dispensa carimbos em prescrições de profissionais de saúde
Em Sessão Extraordinária com Votação Remota 
Foi protocolada na Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado estadual Dr.  Yglésio (PROS) que prevê a destinação de veículos automotores, embarcações e aeronaves apreendidos, sob poder da Justiça, para que sejam utilizados por órgãos da segurança pública estadual, bem como outras entidades dos municípios que comprovarem necessidade dos bens.
A medida faz um contraste entre a grande quantidade de veículos apreendidos em poder da Justiça e a necessidade de meios de transporte pelos diferentes órgãos do poder público estadual e dos municípios.
Para que os veículos sejam transferidos aos órgãos, estes precisam seguir algumas etapas:
As etapas
O acesso aos veículos, segundo o texto da medida, deverá ser solicitado pelo dirigente máximo das polícias civil, militar, penal e rodoviária, da guarda municipal, além dos demais órgãos estaduais e municipais, à Corregedoria de Justiça, que é a responsável pelos bens apreendidos.
Com a autorização da transferência do bem, o órgão que solicitou deverá fazer a identificação do veículo para efeito de controle. Além disso, como a transferência será definitiva, a manutenção, abastecimento e fiscalização do uso será de responsabilidade do órgão que recebê-lo.
O texto da medida deixa claro que os órgãos da segurança pública terão prioridade na transferência desses meios de transporte, mas também explica que os veículos destinados à Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Penal do Maranhão e às guardas municipais deverão ser utilizados em atividades ostensivas. Isso porque já há a necessidade de veículos por parte desses órgãos, o que não justificaria outro tipo de uso desses veículos.
No caso da Polícia Civil, a utilização dos veículos adquiridos poderá ser realizada em atividades ostensivas ou em atividades investigativas.
“Não havendo requisição dos órgãos de segurança pública e demonstrado o interesse público, o juiz poderá transferir definitivamente o bem para os demais órgãos públicos do Estado do Maranhão e de seus municípios que o solicitem”, explicou o deputado Yglésio.
Ao fim do processo de transferência, o juiz deverá solicitar ao órgão de trânsito competente que emita um documento autorizando a utilização do veículo por parte do órgão que o solicitou. Isso isenta o órgão de qualquer tipo de tarifa e demais taxas, sendo o pagamento destas cobrados ao responsável legal pelo veículo – o antigo dono, no caso.
O deputado Yglésio explicou que a medida, caso aprovada, poderá ajudar a suprir necessidades históricas dos órgãos públicos do Maranhão, principalmente no caso das polícias que sofrem com a escassez de veículos tanto nas unidades da capital quanto nas do interior.
O projeto de lei foi protocolado e aguarda votação na Assembleia Legislativa.

0 comentários:

Postar um comentário