O aplicativo EcoVantagens São Luís, disponibilizado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, tem como objetivo conscientizar e engajar a sociedade na participação ativa no processo de descarte correto de resíduos sólidos.
O recurso é um clube de vantagens ambiental que funciona através da troca de resíduos a serem descartados por pontos que poderão ser transformados em benefícios nas empresas parceiras ou doações para instituições filantrópicas.
A destinação correta deverá ser realizada em um dos 18 Ecopontos distribuídos pela capital maranhense, porém, neste primeiro momento, apenas os Ecopontos dos bairros Renascença, Parque Amazonas, Angelim, Turu, Bequimão e Itapiracó estão operando o serviço EcoVantagens.
Para os interessados em participar do clube, o aplicativo está atualmente disponível para download, de forma gratuita, na plataforma Android e, nos próximos dias, também para os usuários do sistema IOS. Outra alternativa também é se cadastrar pela plataforma web e monitorar toda a quantidade de resíduos e as pontuações que acumulará a cada destinação correta.
Sistema
Os agentes de limpeza da Prefeitura de São Luís são os operadores do sistema. Todos eles já participaram de treinamentos oferecidos pelo município para apreenderem o passo a passo necessário para a operacionalização do EcoVantagens, que abrange os seguintes resíduos: papel branco e demais papéis; vidro; caixaria; demais plásticos; alumínio; cobre; demais metais; eletrônicos: pequenos, médios e grandes; óleo; inservíveis pequenos, médios e grandes; verdes e construção civil.
Vale lembrar que cada um deve respeitar a medida padrão (quilo, unidade ou metro cúbico) para que o resíduo – que deve ser levado limpo e separado – possa ser convertido em vantagens para descontos em serviços ou doações.
Para que os resíduos possam ser convertidos em benefícios, os agentes de limpeza precisam realizar a pesagem de todo o volume numa balança de precisão digital e o registro de todo o material (o quê e quantidade) será realizado na versão do EcoVantagens para o operador, disponível em um tablet a que cada Ecoponto terá à disposição. Com isso, os pontos equivalentes à quantidade do material doado serão computados no CPF do usuário do aplicativo.
0 comentários:
Postar um comentário