MULHER! SEMANA SERÁ COMEMORADA: Biblioteca Municipal oferecerá oficina no Bairro de Fátima

, , No Comments


Mulheres da comunidade do Bairro de Fátima participaram nesta terça-feira (06) de oficina de produção de ovos de Páscoa e bombons de chocolate promovida pela Biblioteca Municipal José Sarney. A ação marcou a abertura da programação do equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís pela Semana da Mulher. A programação, que se estende até sábado (10), inclui, além de oficinas, diversas outras atividades a exemplo de roda de conversa, ato público, atendimentos de saúde e estética e celebração religiosa.
As participantes da oficina, cerca de 30 mulheres, foram recepcionadas com um café da manhã. "O principal objetivo desse evento é aproximar a comunidade da biblioteca, trazê-la para conhecer esse lugar que é fonte de conhecimento e informação e oferecer às mulheres do bairro uma atividade que incentive a geração de renda. Essa oficina já foi feita em anos anteriores e é extremamente gratificante ver que muitas mulheres estão ganhando dinheiro trabalhando com chocolate, tendo aprendido aqui", explica a coordenadora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira .

Ao final do evento, houve a distribuição dos bombons produzidos, sorteio de ovos de Páscoa e entrega dos certificados. Lídia Maria Ferreira Lima foi capacitada na oficina e afirma que foi uma excelente oportunidade para conseguir uma fonte alternativa de renda. "Sempre quis aprender a trabalhar com chocolate. Hoje, tive a chance e pretendo melhorar cada vez mais para, futuramente, começar a vender", planeja.
Responsável pela oficina, a instrutora Maria Lúcia Firmino, contou aos participantes que começou a trabalhar com chocolate há sete anos como hobby, produzindo apenas para a família. Mas percebeu que poderia ser uma fonte alternativa de renda e, ao longo do tempo, foi aprimorando a técnica, sempre tentando trazer inovações. "Eu realizo oficinas em ações sociais para mostrar às pessoas que é possível ganhar dinheiro a partir da venda de bombons e ovos de páscoa. É satisfatório ver o interesse das alunas que se mostram muito focadas em aprender, pois quanto mais dedicação elas tiverem, mais renda elas podem obter", enfatiza.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira (7), às 14h, acontece a oficina 'Balões Decorativos', com a professora Berenice Santos de Oliveira. As inscrições para as oficinas acontecem até um dia antes da data de realização, na sede da biblioteca, das 8h às 18h.
A comunidade do Bairro de Fátima vai participar da roda de conversa "Violência contra a Mulher", na quinta-feira (8), às 9h, com a advogada Aulinda Mesquita Lima, na Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, localizada na Rua Paulo Frontin, nº 17. Às 10h, ainda na associação, professores e alunos da Faculdade Pitágoras disponibilizam os serviços de aferição de pressão e glicemia, estética e fisioterapia. As inscrições para o atendimento podem ser feitas até o dia do evento, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na associação.
Às 19h, será realizada uma missa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro de Fátima, com uma apresentação teatral do projeto Abrindo Caminhos, após a celebração religiosa.
Na sexta-feira (9), às 14h, é um dia para as mulheres da comunidade se cuidarem, na oficina 'Beleza Feminina', que vai oferecer os serviços realizados por uma representante da marca de cosméticos Mary Kay. A oficina vai acontecer no Centro de Referência de Assistência Social do Bairro de Fátima, localizado na Rua 6 de Janeiro, em frente à Praça do Viva.
A programação da Semana da Mulher encerra com o ato público "Sou mulher, sou capaz", momento de reflexão que conta com a participação de mulheres e lideranças comunitárias, na Praça da Igreja de Fátima, no sábado (10), às 16h.

0 comentários:

Postar um comentário