Assembleia Legislativa presta homenagem aos 25 anos de fundação do Curso de Formação de Oficiais

, , No Comments
Assembleia Legislativa presta homenagem aos 25 anos de fundação do Curso de Formação de Oficiais

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa prestou homenagem, na manhã desta quinta-feira (22), aos 25 anos de fundação do Curso de Formação de Oficiais (CFO), implantado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Polícia Militar do Estado (PMMA).
A cerimônia, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, mediante proposição do deputado César Pires (PEN), contou com a presença maciça de cadetes e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e de professores e técnicos administrativos da Uema.
O deputado César Pires salientou a importância da sessão solene como reconhecimento à contribuição que o curso tem dado, por meio da formação de oficiais, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Embora tenha sido criado em gestão anterior, somente no período em que César Pires ocupou o cargo de reitor é que o CFO foi reconhecido e equiparado aos demais cursos de nível superior, dando aos seus alunos a oportunidade de acesso a outros níveis de formação acadêmica.
“Tenho o orgulho de ter contribuído para a consolidação dessa importante iniciativa, pois o CFO foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação em 2000, durante a minha gestão como reitor da Uema. Não há como negar a excelência da formação que têm recebido todos aqueles que concluíram esse curso, ao longo desses 25 anos”, ressaltou César Pires.
O reitor da Uema, professor Gustavo Pereira da Costa, parabenizou a Assembleia Legislativa e, em especial, o deputado César Pires, pela iniciativa de prestar homenagem ao aniversário de fundação do Curso de Formação de Oficiais. De acordo com informações do reitor, o CFO foi reconhecido por meio da Resolução 195/2000-CEE, de 25 de maio de 2000, fruto do convênio UemaA/PMMA/CBM. Tem duração de quatro anos, com carga horária de 4.860 horas aulas.
Ao término do CFO, atendendo a todos os requisitos e exigências legais, o cadete PM é declarado aspirante a Oficial PM, recebendo a estrela de aspirante Oficial como símbolo da autoridade e da responsabilidade que terá diante da sociedade no sentido de defendê-la e promover todos os esforços para o seu engrandecimento, tendo a honra de pertencer à Polícia Militar do Estado.
“O Maranhão rompeu com as tradições históricas de outros estados. Oficialatos daqui do Maranhão se deslocavam para Natal e para o Rio de Janeiro, e a Uema abriu este horizonte permitindo que hoje grande parte dos tenentes-coronéis, dos coronéis, dos majores, dos capitães fosse formada pelo CFO. Tive o prazer de colar grau com eles. Grande parte deles é exemplo disso, outros são hoje mestres, alguns estão fazendo doutorado. Então, a Polícia Militar do nosso Estado teve uma roupagem diferente”, discursou César Pires, na tribuna.

A sessão solene contou também com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, do subcomandante da Polícia Militar, coronel Jorge Luango, do subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Isaac Muniz Matos, do comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, coronel Raimundo Nonato Sá, do capitão Paulo França, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e de diversos outros oficiais, além do secretário municipal de Segurança e Cidadania, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

0 comentários:

Postar um comentário