Prefeito Edivaldo recebe no Palácio La Ravardière crianças acolhidas na Casa de Passagem do município

, , No Comments

Crianças participaram de ensaio fotográfico que marcou a conclusão da primeira etapa do projeto Pequenos Leitores, de incentivo à aprendizagem; primeira-dama Camila Holanda também acompanhou o ensaio

Prefeito Edivaldo recebe crianças acolhidas na Casa de Passagem do município.Carca de 10 crianças da Unidade de Acolhimento Casa de Passagem participaram, na manhã desta segunda-feira (17), na sede do poder público municipal, Palácio La Ravardière, de um ensaio fotográfico promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), como forma de valorizar os avanços conquistados pelas crianças que participaram do projeto Pequenos Leitores, que foi desenvolvido na unidade ao longo de 2019. Faz parte da política do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que recebeu pessoalmente as crianças, garantir o desenvolvimento saudável das crianças durante o período de acolhimento.
“Nossa gestão trabalha para que estas crianças tenham um futuro digno, com acesso às políticas públicas, bem como seus direitos assegurados. Para mim foi uma alegria poder recebê-los aqui na Prefeitura e constatar de perto o desenvolvimento saudável, com acompanhamento adequado e reconhecer os esforços delas na melhoria da escrita e leitura. Nossas equipes estão de parabéns por se empenharem em cuidar dessas crianças com tanto zelo”, ressaltou o prefeito Edivaldo, após receber um abraço coletivo das meninas e meninos.
O projeto Pequenos Leitores nasceu a partir da observação da equipe de pedagogas da Casa de Passagem ao perceberem  algumas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento escolar, dentre elas, a leitura. Meninas e meninos que já haviam passado da idade de alfabetização, porém, ainda sem saber ler e escrever.
A partir daí, o projeto foi criado e inicialmente trabalhou a autoestima das crianças com idades mais avançadas e distorcidas das séries que estavam matriculadas, mas se sentiam constrangidas em sala de aula por não acompanharem os outros colegas.
A primeira-dama, Camila Holanda, acompanhou os pequenos e destacou que a política de Assistência Social tem sido uma prioridade na gestão do prefeito Edivaldo. ”Hoje é um dia festivo. É com muita alegria que participamos desse momento tão especial. Ele é a culminância de um trabalho realizado diariamente com muita responsabilidade e foco. É muito gratificante contribuir para a formação dessas crianças e dar o valor que elas merecem”, enfatizou Camila Holanda.
A secretária Andréia Lauande falou do trabalho realizado nas unidades de acolhimento. “O ideal era que as crianças não precisassem de acolhimento fora de suas famílias, mas se é pra acontecer que seja com muito cuidado e qualidade. Esse trabalho de acompanhamento é realizado por nossas equipes continuamente em parceria com outras políticas.  Aproveito pra agradecer aos profissionais das U.E.Bs. Primavera e Rubem Teixeira Goulart pelo suporte dado às crianças para que pudessem avançar no processo de aprendizagem”, ressaltou a gestora da Semcas.
PROJETO
O projeto Pequenos Leitores acredita no poder e importância da leitura na vida dos meninos e meninas. Muitas chegam ao abrigo sem conseguir ler frases inteiras, em virtude da família de origem não ter dado a devida importância ao processo de aprendizagem, de educação. No entanto, a equipe multiprofissional que atua na Casa de Passagem se dedica a proporcionar o acesso e devido acompanhamento as atividades escolares.
A assimilação das letras e sílabas foram incentivadas através de jogos de memória, bingo das sílabas, caça-palavras, cruzadinhas, histórias infantis, além do acompanhamento pedagógico tradicional dos deveres de casa enviados pela escola. Ao longo do ano, elas participaram também de rodas de conversas e do atendimento tanto com as pedagogas como com a equipe psicossocial da unidade.
Maria Silva, 10 anos, (nome fictício) explica o quanto aprendeu ao chegar na unidade de acolhimento. “Eu não escrevia, nem saber ler muito bem, depois desse projeto eu consegui ler o livro do Harry Potter e gostei muito”, comemora Maria.
ESTRUTURA
A Casa de Passagem atende hoje 18 crianças e disponibiliza em sua estrutura dormitórios infantis, brinquedoteca, sala de TV e vídeo, biblioteca, área para recreação, refeitório, cozinha e salas administrativas. O local está sendo reformado pela gestão do prefeito Edivaldo a partir do programa São Luís em Obras. 

0 comentários:

Postar um comentário