Promovido pela gestão do prefeito Edivaldo, Dia D contra o sarampo é marcado por grande movimentação nos postos da capital

, , No Comments

Durante a manhã, a população compareceu às salas de imunização das unidades de saúde da Prefeitura e, à tarde, aos postos volantes montados pela gestão do prefeito Edivaldo nos shoppings da cidade.


Promovido pela gestão do prefeito Edivaldo, Dia D contra o sarampo foi marcado por grande movimentação nos postos da capital. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu, neste sábado (15), o Dia D de combate ao sarampo na capital maranhense. No turno matutino (das 8h ao meio-dia), estiveram abertos todos os postos fixos distribuídos por bairros da cidade. À tarde – das 15h às 19h – os postos volantes montados nos shoppings São Luís (Jaracati), Rio Anil (Turu) e da Ilha (Ipase) receberam a população. A ação integra o trabalho que vem sendo colocado em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de garantir mais saúde para a população com reforço da atenção básica. 
"Temos nos esforçado para que a população de São Luís possa ter uma saúde de qualidade ao seu alcance. Com políticas públicas efetivas temos conseguido bons resultados, inclusive, no que diz respeito à imunização de doenças consideradas perigosas como o sarampo. Nosso Dia D foi exitoso, com o comparecimento das pessoas aos postos fixos e volantes. Peço aos pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos que não deixem de levá-los, pois, mesmo depois do Dia D, as doses continuam disponíveis na nossa rede de saúde", disse o prefeito Edivaldo.
O Dia D fez parte da programação da primeira etapa da campanha contra a enfermidade, iniciada no dia 10 deste mês e que deve prosseguir até o dia 13 de março. Nesta fase, serão quase 10 mil doses disponíveis da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e outras doenças, como caxumba e rubéola.
Em alguns postos, desde antes das 8h, era possível ver as pessoas aguardando para serem imunizadas. Um deles era a UBS Cintra, do bairro Anil (situada na Rua da Companhia). Uma dos primeiras usuárias a chegar ao local foi Diana Gomes, dona de casa de 40 anos, acompanhada pela filha, Evelyn, de apenas 9 anos. Evelyn, por se enquadrar no público-alvo, recebeu a dose da vacina. "Foi tudo rápido", disse.

Para a mãe da jovem, é uma tranquilidade saber que a filha está protegida. "Soube da campanha pela televisão. Gostei do atendimento e de saber que minha filha estará protegida", afirmou a mãe que ganhou com a jovem brindes de Carnaval fornecidos pela direção da unidade (óculos coloridos e colar havaiano).
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou os trabalhos nas unidades e reforçou a importância da abertura dos postos em pleno fim de semana. “Nossa demanda é grande nestes dias em que o poder público, em prol da saúde das pessoas, oferece um dia e horário alternativos para quem não tem tempo de se proteger durante a semana. A população pode ficar tranquila que a gestão do prefeito Edivaldo está fazendo a sua parte”, afirmou.
O movimento também foi grande em outras unidades. No Centro de Saúde Bairro de Fátima, várias pessoas buscaram a vacina.
Na tarde deste sábado e no início da noite, o movimento foi grande nos postos volantes instalados em shoppings da cidade. “Por meio da parceria com os centros comerciais, foi possível estender o atendimento para estes locais, de grande aglomeração e que atraem vários usuários”, explicou o secretário Lula Fylho.
O público-alvo da primeira etapa contra o sarampo engloba pessoas entre 5 e 19 anos de idade. Devem receber as doses pessoas não-vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo.
No ano passado, durante uma das etapas da campanha contra o sarampo (no segundo semestre), mais de 12.900 pessoas foram protegidas. A Semus reforça que no mês de agosto deste ano está prevista a segunda etapa da campanha contra a doença, para as pessoas entre 30 e 59 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário