Espião da CIA será condenado à morte, confirma porta-voz do judiciário do Irã

, , No Comments
Dois indivíduos acusados de espionar para a agência de inteligência dos EUA, a CIA, serão presos e um terceiro será condenado à morte, informou o porta-voz do judiciário do Irã em coletiva de imprensa.
Em conferência de imprensa realizada nesta terça-feira (4), o porta-voz do judiciário iraniano, Gholamhossein Ismaili, afirmou que um dos acusados de participar da rede de espionagem será condenado à morte.
Ismaili disse ainda que outros dois indivíduos acusados de coletar informações para a CIA foram condenados a 5 e 10 anos de prisão.
"Dois espiões da CIA que trabalhavam sob disfarce para uma organização e fundação de caridade foram identificados, julgados e sentenciados a dez anos de prisão por espionagem e a cinco anos de prisão por ações contra a segurança nacional", informou Ismaili.
Em meados de 2019, a mídia iraniana revelou detalhes de uma complexa rede de espionagem cibernética, aparentemente coordenada pela agência de inteligência dos EUA.
Emblema da CIA em sua sede em Langley, Virgínia, EUA
© AP PHOTO / CAROLYN KASTER
Emblema da CIA em sua sede em Langley, Virgínia, EUA
De acordo com as reportagens, teriam sido identificados 17 agentes treinados pela CIA. A mídia local também publicou fotos e vídeos, nos quais agentes norte-americanos tentavam recrutar iranianos para trabalhar contra o governo de Teerã.
As identidades dos indivíduos ainda não foram divulgadas, uma vez que as sentenças ainda não estão finalizadas, informou Ismaili, em coletiva de imprensa transmitida online pelo site do judiciário iraniano.

0 comentários:

Postar um comentário