Prefeitura de São Luís inicia nova fase da campanha de imunização contra sarampo nesta segunda-feira (18)

, , No Comments

Desta vez público-alvo abrange pessoas de 20 e 29 anos; vacinação vai até o dia 30 de novembro e integra política de saúde preventiva implantada pela gestão do prefeito Edivaldo.

Gestão do prefeito Edivaldo inicia nova fase da campanha de imunização contra sarampo nesta segunda-feira (18).l
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia, a partir da próxima segunda-feira (18), a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, abrangendo pessoas entre 20 e 29 anos de idade. As ações, que incluirão unidades móveis para vacinação em faculdades e oferta dos postos fixos de saúde, atendem ao calendário definido pelo Ministério da Saúde e se estendem até o dia 30 de novembro como parte da política de saúde preventiva implantada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
No último sábado do mês (30), de acordo com a coordenação do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, será promovido o Dia D, com abertura de unidades volantes em shoppings e em outros pontos da cidade, além do funcionamento integral das unidades de saúde.
O objetivo da Prefeitura de São Luís é novamente superar a meta estabelecida pelo Governo Federal. Na fase inicial dos trabalhos, que envolveu crianças entre seis meses e menores de cinco anos, foram imunizadas quase 12 mil pessoas. A abrangência maior, de acordo com o boletim do Ministério, foi o público de um a dois anos. Nesta faixa etária, 8.480 crianças foram protegidas.
Para o secretário municipal de Saúde Lula Fylho, esta segunda etapa é fundamental, já que consolidará as ações de proteção contra a doença na cidade. “A população pode e deve ficar tranquila. Nossa gestão, através de ações importantes no setor de imunização, conseguiu controlar a doença e, com ações de conscientização, o próximo público irá, sem dúvida, atender ao chamado e comparecer aos postos e outras unidades que serão montadas”, disse.
No dia 19 do mês passado, a Semus promoveu o dia D da primeira fase da campanha. Na ocasião, os postos de saúde estiveram abertos das 8h ao meio-dia. À tarde, nos shoppings Rio Anil, São Luís e da Ilha, foram montados postos volantes disponíveis das 15h às 19h. O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

0 comentários:

Postar um comentário