Deputado Duarte Jr. dialoga sobre transporte público com prefeito de Milão

, , No Comments
Deputado Duarte Jr. dialoga sobre transporte público com prefeito de Milão
Giuseppe Sala, prefeito de Milão, e Duarte Jr, deputado estadual: diálogo sobre transporte público e mobilidade urbana | Divulgação
No primeiro dia da Smart City Expo, em Barcelona, na Espanha, o deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) dialogou com Giuseppe Sala (Partido Democrático), prefeito de Milão, sobre as soluções de uma das maiores cidades da Itália na área de transporte público.
Nesta terça-feira (19), após palestra em um painel do maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, Sala e Duarte Jr conversaram sobre mobilidade urbana e sobre como a existência de um transporte público eficiente e acessível para todos está intimamente ligado a um maior desenvolvimento urbano. “Não há desenvolvimento urbano sem desenvolvimento do transporte público”, afirmou Sala no evento. 
Duarte Jr falou sobre o encontro em suas redes sociais, canais pelos quais o deputado vem informando, em tempo real, sobre o congresso. “Precisamos unir o setor público, iniciativa privada e motivar as pessoas, em especial os jovens, desde a escola, sobre as vantagens de utilizar meios de transporte compartilhados”, afirmou o deputado.
A conversa focou ainda na utilização da tecnologia como ferramenta para uma cidade ser mais eficiente e prática para as pessoas, como o desenvolvimento de startups de mobilidade urbana. “Nada precisa ser inventado para resolvermos os problemas de São Luís. Temos que, com muita humildade, aprender com as cidades que tomaram decisões corretas e seguir no mesmo caminho”, publicou Duarte.
Como funciona em Milão
Uma das principais cidades da Itália, famosa pela moda, design e inovação, Milão funciona com linhas de ônibus que cobrem mais de mil quilômetros, além de 17 linhas de bondes que cobrem 160 quilômetros, cinco estações ferroviárias, duas linhas de trem de alta velocidade, serviço ferroviário suburbano com 12 linhas (um trem a cada 6 minutos) e um dos maiores metrôs da Europa, com mais de 100 km de comprimento.
Tem ainda três aeroportos internacionais, estacionamentos, sistema de compartilhamento de bicicletas e carros. Uma das principais cidades do mundo, Milão possui a quinta maior área urbana da União Europeia e a mais populosa região metropolitana da Itália, com cerca de 7,5 milhões de habitantes (em área territorial equivalente à de Paris).
“São Luís conta com mais de um milhão e duzentos mil habitantes, distribuídos por mais de 800 bairros, com mais de 400 mil veículos. Precisamos compreender a importância da política de mobilidade urbana em prol da garantia da melhoria da qualidade de vida do cidadão ludovicense, não só para uma São Luís do presente, mas para uma preparação para uma São Luís do futuro“, enfatizou Duarte Jr.
Ele também afirma que é possível fazer o mesmo por São Luís. “Mas, para isso, nós temos que compreender que transporte público, mobilidade urbana, não se faz só com ônibus novo, com trem, metrô ou VLT. Transporte público, mobilidade urbana, se faz também com asfalto de qualidade, com a construção de vias exclusivas para ônibus, com a construção de ciclovias”.

0 comentários:

Postar um comentário