Duarte Jr dialoga sobre políticas de mobilidade urbana e tecnologia em congresso de cidades inteligentes

, , No Comments

Duarte Jr dialoga sobre políticas de mobilidade urbana e tecnologia em congresso de cidades inteligentes

Deputado Duarte Jr. no Smart City Expo, em Barcelona. 
O deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) encerrou viagem técnica de estudos no Smart City Expo, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado de 19 a 21 de novembro em Barcelona, na Espanha. Na programação, palestras, exposição de projetos e workshops com especialistas em inovação e desenvolvimento urbano de várias partes do mundo.
No primeiro dia do evento, Duarte Jr dialogou com o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que apresentou as soluções de mobilidade urbana de uma das maiores cidades da Itália, como o uso de tecnologia em prol de mais eficiência e praticidade para as pessoas. “Não há desenvolvimento urbano sem desenvolvimento do transporte público”, afirmou Sala.
“Precisamos unir o setor público e a iniciativa privada, além de motivar as pessoas, em especial os jovens, desde a escola, sobre as vantagens de utilizar meios de transporte compartilhados”, acrescentou o deputado.
O segundo dia foi marcado pelo encontro com o prefeito da cidade de Fukuoka, no Japão, Soichiro Takashima, que também frisou a importância da tecnologia como fator de inclusão e eficiência dos serviços públicos. Soichiro informou que Fukuoka é a cidade japonesa com o maior número de novos negócios, o que a torna a capital das startups no Japão – graças, em parte, a políticas de redução de impostos e consultoria grátis para novos empreendimentos.
Divulgação
Duarte Jr e Soichiro Takashima, prefeito de Fukuoka (Japão): a capital das startups na Terra do Sol Nascente
Duarte Jr e Soichiro Takashima, prefeito de Fukuoka (Japão): a capital das startups na Terra do Sol Nascente
Transporte público
Duarte postou vídeo em suas redes sociais sobre a modernização do transporte público de Barcelona – com apenas um cartão de passagem, é possível se locomover por toda a cidade, seja por ônibus, metrô ou trem, e o trajeto das viagens é atualizado em sincronia com o Google Maps. A capital da Catalunha também planejou as faixas exclusivas de ônibus, que se localizam no centro das avenidas, uma forma encontrada para não prejudicar o comércio local.
O parlamentar também aprendeu sobre a cidade de Nova York com John Paul Farmer, ex-assessor sênior de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. Considerada a capital do mundo, Nova York também não abre mão da tecnologia como ferramenta em prol de inovações urbanas.
O deputado ainda dialogou com o deputado federal Zé Carlos (PT-MA) sobre a importância de expandir o Programa Rua Digna na zona rural de São Luís, com o objetivo de garantir infraestrutura e qualidade de vida aos moradores da região.
“A tecnologia, por meio de aplicativos e outras ferramentas digitais, é um meio barato e eficiente de organizar o nosso dia a dia, nossos deslocamentos pela cidade e toda a nossa vida urbana. Com vontade política, capacidade técnica e amor por nossa cidade e nosso Estado, podemos avançar na garantia de melhorias para todos”, afirma Duarte Jr.
Divulgação
Duarte Jr e John Paul Farmer, ex-assessor sênior de Barack Obama: diálogo no Smart City Expo

0 comentários:

Postar um comentário