Com iluminação de Natal prefeito Edivaldo destaca beleza da Rua Grande totalmente reformada

, , No Comments

Principal via do comércio popular da capital já está com decoração especial que visa, também, estimular as vendas de fim de ano; rua foi requalificada pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura de São Luís. 

As festas de fim de ano estão cada vez mais próximas e a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior já está preparando a cidade com enfeites natalinos e iluminação especial em locais históricos, pontos turísticos, praças, prédios públicos, igrejas e na mais famosa via de comércio da capital: a Rua Grande, que neste período chega a receber até 100 mil pessoas por dia. Recentemente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís, a via teve sua configuração urbanística totalmente repaginada, o que garantiu a volta dos consumidores e o incremento nas vendas, que tendem a aumentar nesta época do ano. 
“A Rua Grande foi totalmente reformada graças à parceria com o IPHAN e tem atraído muitas pessoas após a requalificação urbanística, para as compras ou que apreciam a sua história e beleza. E neste final de ano está ainda mais bonita com a iluminação especial de Natal. Também recebem decoração natalina outros espaços da cidade, em especial o Centro Histórico, que mais uma vez será o palco principal da programação de Natal preparada em conjunto pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
O superintende do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary também destacou a obra de revitalização da Rua Grande e a decoração natalina. “Com o trabalho de requalificação completa da Rua Grande, conseguimos recuperar esta  importante via comercial da cidade, ressaltando sua beleza arquitetônica. Com a reforma a via teve toda sua fiação elétrica embutida, foi nivelado o piso com pavimentação para propiciar mais acessibilidade o que deu ao espaço um aspecto mais limpo e amplo. Desta forma, a decoração natalina terá um destaque maior neste novo e belo cenário”, disse Maurício Itapary. 
A reforma da Rua Grande e a decoração especial pensada pela Prefeitura de São Luís tendem a impactar positivamente o comércio no local. A respeito da expectativa de vendas para este ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, que integra 1.500 associados, o comércio na capital maranhense deve ter um Natal melhor que os três últimos anos, e as vendas devem crescer em torno de 8% em relação ao mesmo período de 2018.
A CDL informou ainda que, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 77% dos consumidores brasileiros devem presentear alguém no Natal, e com a retomada no ritmo da economia a perspectiva é de aquecimento no mercado consumidor. 
LUZES DE NATAL
O trabalho de decoração natalina na capital está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Serão utilizadas centenas de microlâmpadas de LED em peças luminosa fixadas nos postes da via.
Para decorar o espaço da Rua Grande foram colocadas peças decorativas em formato de anjos e velas contornadas por luzes coloridas que enchem os olhos de quem visita e frequenta a rua. Ao longo do principal corredor comercial de São Luís foram instalados dezenas de adereços, iluminação que tem atraído a atenção de lojistas e consumidores ludovicenses.
O projeto de decoração para as festas de fim de ano deixará os espaços públicos ainda mais bonitos e atrativos para os ludovicenses e turistas, que poderão prestigiar a bela iluminação decorativa. A Prefeitura está trabalhando para deixar a cidade com cenário festivo, mágico e de paz típicos desta época.
 “Já vi as luzes de Natal à noite e gostei. A gente passa pela Ponte do São Francisco e uma coisa chama bastante a atenção, que são aquelas figuras natalinas nos postes e essa decoração da Rua Grande está muito parecida”, comentou Valbiene Oliveira, que trabalha no comércio há cinco anos.
Vendedor de calçados, Bruce Wendel Reis Melo aprovou a decoração. “Esta iluminação parece bem atrativa e acho que pode ajudar a melhorar as vendas. Aqui, no nosso ramo, costuma ter mais movimento à medida que se aproximam os dias de Natal e Ano Novo”, ressaltou.
DECORAÇÃO
O projeto de decoração natalina contempla a iluminação do Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, que foi feita com cordas luminosas contornando a fachada do prédio, instalação de micro lâmpadas nas colunas, peças decorativas com micro lâmpadas e estrobos. Está previsto também a instalação árvores de Natal coloridas e em 3D.
A rampa de acesso à Praça Pedro II também já começa a receber enfeites. Serão estrelas e cordas em LED, estrobos instalados nas árvores e postes, além do portal “Natal Encantado”. A fachada do Palácio dos Leões está iluminada com peças decorativas em formato de estrelas com luzes douradas, flocos de neve, estrobos, contorno feito em tubos de LED e nas colunas foram instaladas micro lâmpadas.
Nas praças Pedro II e Mãe d’Água as árvores estão enroladas com cordas luminosas, pingentes, tubos em LED e estrobos. O contorno da Igreja da Sé será feito todo em LED e, em frente, será montada uma árvore de natal dourada de 12 metros. Na Praça Benedito Leite todas as palmeirinhas e árvores serão enroladas com cordas de LED e também pingentes, tubos de LED e estrolbos. As colunas do coreto da praça serão preenchidas com micro lâmpadas.
O calçadão do Espigão da Ponta d’Areia também será enfeitado para o Natal. No espaço serão instaladas árvores com peças decorativas e tubos de Led. Na Praça Deodoro e Panteon os postes, palmeiras e árvores serão decoradas com tubos em LED. A fachada da Biblioteca Benedito Leite será contornada com luzes e as colunas serão preenchidas com micro lâmpadas. Estrelas com iluminação dourada e branca também são parte da decoração. 
Já na Praça do Foguetinho, na Lagoa da Jansen, Ponte Bandeira Tribuzzi, Ponte São Francisco e na Rua Portugal, no Centro Histórico, foram instaladas peças decorativas com iluminação colorida nos postes. São peças luminosas em formato de anjos e velas natalinas.
Outro ponto turístico a receber a iluminação especial de Natal é o Museu da Gastronomia, onde a fachada do prédio será destacada com LED e estrelas douradas. Fachada e colunas do Edifício João Goulart receberão peças decorativas em formato de estrelas douradas e brancas, contorno em LED, preenchimento com micro lâmpadas, estrobos e o texto “Feliz Natal” com letras iluminadas.

0 comentários:

Postar um comentário