Assembleia incentiva participação dos jovens na política com realização do Parlamento Estudantil 2019

, , No Comments
Assembleia incentiva participação dos jovens na política com realização do Parlamento Estudantil 2019
No plenário, os deputados estudantes seguem o rito legislativo e votam nos projetos elaborados pelos participantes.
Vinte e dois estudantes de todas as regiões do estado vivenciaram a experiência de exercerem, por um dia, a atividade parlamentar, em mais uma edição do Parlamento Estudantil, realizado pela Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (29). Os “deputados estudantes”, selecionados em diversas escolas públicas e privadas do estado, seguiram todo o rito legislativo, elegeram a Mesa Diretora, discursaram e votaram projetos elaborados por eles mesmos, contemplando áreas como meio ambiente, educação, cultura, esporte, urbanismo, saúde, entre outras. O programa Parlamento Estudantil conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O evento foi marcado pela realização da sessão legislativa, à tarde, conduzida solenemente pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato do qual também participaram os deputados Wellington do Curso (PSDB), Duarte Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), além das secretárias de estado Karin Barros (adjunta de Educação) e Tatiana Pereira (Juventude), que representou o governador Flávio Dino.
O programa Parlamento Estudantil tem como objetivo estimular entre estudantes maranhenses a reflexão sobre a política local e nacional, promover o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.
Agência Assembleia
A Mesa Diretora do Parlamento Estudantil formada pelos deputados estudantes Alan José, Lúcia Regina e Antônio Keeferson
A Mesa Diretora do Parlamento Estudantil formada pelos deputados estudantes Alan José, Lúcia Regina e Antônio Keeferson
Os “deputados estudantes” foram selecionados de escolas públicas e privadas dentre 116 inscritos. Os municípios representados são Matinha (06), Grajaú (O5), São Luís (O3), Bacabal (02), Santa Helena (02) e Imperatriz, Coroatá, Codó e Tutóia, cada um com um aluno.
Após compor a mesa solene, o presidente da Assembleia deu posse aos 22 deputados estudantes e presidiu a eleição da Mesa Diretora da sessão legislativa do Parlamento Estudantil 2019. Duas chapas foram inscritas e empataram na votação. Sagrando-se vencedora, pelo critério de idade, a encabeçada por Alan José, de Bacabal; Ana Lúcia, de Grajaú e Antônio Keeferson, de Imperatriz.
Na ocasião, o deputado Othelino disse que o ato é um momento muito esperado e de muita empolgação de todos os servidores da Casa. Ressaltou ainda sua importância no cenário político atual brasileiro.
Agência Assembleia
Sessão plenária do Parlamento Estudantil com os 22 deputados estudantes, representando diversos municípios
Sessão plenária do Parlamento Estudantil com os 22 deputados estudantes, representando diversos municípios
“Particularmente, nesta quadra histórica que vivemos, com a presença de uma corrente forte que defende uma linha antipolítica, é necessário que nós valorizemos esses momentos, até porque não há outro caminho para melhoramos nosso país, que não seja pelo campo democrático, por meio da política”, disse.
Agenda de trabalho
A agenda de trabalho dos deputados estudantes começou logo no início da manhã, às 8h30, com o cadastro biométrico. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional sobre a Assembleia Legislativa e a uma palestra sobre Processo Legislativo, ministrada pelo consultor da Casa, Anderson Rocha, no auditório da Escola do Legislativo. Depois, às 9h30, organizaram as chapas para a eleição da Mesa Diretora, após dividiram-se em grupo de trabalho, para adequação às regras do Processo Legislativo dos projetos de leis que foram apreciados e votados na sessão plenária. Uma visita às instalações da Assembleia encerrou as atividades na parte da manhã.
Agência Assembleia
Othelino Neto, Wellington do Curso e Yglésio entregam o diploma de participação a uma das deputadas estudantes

0 comentários:

Postar um comentário