SÃO LUÍS! OFICINAS GASTRONÔMICAS: estimula fortalecimento do turismo e geração de renda

, , No Comments

Com oficinas gratuitas oferecidas no Museu da Gastronomia Maranhense, gestão do prefeito Edivaldo já capacitou, em cinco meses, cerca de 200 pessoas.

Gestão do prefeito Edivaldo estimula fortalecimento do turismo e geração de renda por meio da gastronomia. A oficina desta semana no Museu da Gastronomia Maranhense rendeu diversas receitas que tiveram como ingrediente principal a manga, fruta muito popular no cotidiano do maranhense. Rocambole, pavê e geleia foram as receitas escolhidas para capacitar mais de 20 alunos durante dois dias de aulas teóricas e práticas sobre a cultura maranhense e a riqueza gastronômica que o Estado carrega. Esta é uma promoção da Prefeitura de São Luís, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) a partir de inciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A primeira-dama Camila Holanda esteve no encerramento desta edição, que ocorreu nesta terça-feira (19).
As oficinas têm como objetivo difundir as receitas maranhenses e oportunizar a geração de renda por meio das habilidades gastronômicas dos alunos, bem como fortalecer o turismo na cidade. A iniciativa já capacitou, em cinco meses, cerca de 200 pessoas. “Nós realizamos este tipo de capacitação durante todo o ano, em diversos programas e secretarias da Prefeitura, e é muito bom ver a comunidade participando, de fato usufruindo daquilo que é feito para eles. Espero que vocês lembrem desses conhecimentos quando pensarem em empreender, afinal de contas vocês já estarão aptas a produzirem estas receitas”, disse Camila Holanda em conversa com os participantes da oficina.
“Nós buscamos produtos que são comuns no Estado e oferecemos as oficinas para valorizar os nossos alimentos. Já fizemos oficinas de vinagreira, milho, bacuri e outras. E incentivamos a produção e venda posterior das receitas ensinadas. Assim, ainda mais pessoas vão conhecer a nossa gastronomia”, explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. 
Realizada no próprio Museu, onde funciona o Centro de Capacitação em Culinária Típica, a oficina possibilitou aos alunos aprenderem conhecimentos valiosos sobre o Maranhão, desde os traçados arquitetônicos até as especificidades do cardápio maranhense em relação a outros estados do Brasil. Uma destas alunas, Luciana Terente, é argentina e estava visitando o museu quando soube da oficina, e já se inscreveu para aprender mais sobre a cidade. “Eu já passei por várias cidades a passeio. Aqui, em São Luís encontrei uma cultura muito rica, tem muita coisa pra fazer. Visitei vários museus, quando cheguei nesse vi a oportunidade de aprender mais sobre a culinária local e não perdi a chance. Essa cidade tem muita comida que não temos na Argentina, como a própria manga, que não é nada comum por lá. Muito bom poder aprender mais”, disse Luciana.
MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE
Inaugurado no mês de julho, o Museu já foi sede de 10 oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). São cerca de 200 alunos capacitados desde a abertura do Centro de Capacitação em Culinária Típica, localizado no 3º andar do museu. As oficinas contam com duas etapas, sendo a primeira teórica, na qual os participantes aprendem sobre a história do Estado e a cultura maranhense, e a segunda, onde vão para a cozinha produzir receitas com os alimentos que são tema das oficinas.
O objetivo é fornecer capacitação gratuita para os ludovicenses gerarem renda a partir dos conhecimentos obtidos. O museu já teve oficinas com milho, macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, coco, juçara, jabiraca e sururu. Todos são alimentos populares no cardápio maranhense e que fazem parte da história e cultura local.
Os módulos das aulas teóricas passam por assuntos como atrativos turísticos, história e gastronomia maranhense. No mesmo dia das aulas iniciais, os alunos fazem um tour pelo museu para conhecerem as especificidades da culinária local, além de apreciarem o espaço totalmente revitalizado e em pleno funcionamento no Centro Histórico de São Luís, dando mais uma opção de lazer para população maranhense e todos que visitam a cidade. Na parte prática, os alunos vão para o Centro de Capacitação em Culinária Típica com um professor especializado do Senac e aprendem sobre o manuseio dos produtos, higiene e produção de receitas com produtos típicos.


0 comentários:

Postar um comentário