Visita do Papai Noel leva esperança e alegria a pacientes do Hospital Tarquínio Lopes Filho

, , No Comments


Bombeiros drante ação realizada esta semana. Foto: Julyane Galvão/SES




Solidariedade, amor e carinho são sentimentos que têm tudo a ver com Natal e também com a saúde. Para levar um pouco destes sentimentos a pacientes em tratamento de câncer no Hospital Tarquínio Lopes Filho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), organizou uma ação com a presença do Papai Noel que peregrinou todos os leitos, na manhã desta quinta-feira (22). Durante a visita do Papai Noel, bombeiros distribuíram Bíblias e fizeram orações. Mais do que a figura mágica do bom velhinho, ações como esta podem ajudar significativamente no quadro de recuperação dos pacientes.
Fotos: Julyane Galvão/SES
Bombeiros durante ação realizada esta semana. Foto: Julyane Galvão/SES
“O Natal deste ano vai ser diferente. Vou receber meus netos em um quarto de hospital e com poucos enfeites natalinos. Mas sabe o que importa de verdade? A minha saúde. Com ela consigo abraçar meus familiares e renovo as esperanças de um ano cheio de novas conquistas. A vinda do Papai Noel me trouxe alegria e a certeza de que mesmo estando em recuperação vou voltar a ser feliz em 2017”. O relato é da paciente Maria de Fátima Cordeiro, 53 anos, em tratamento de câncer na região pélvica no Hospital Tarquínio Lopes Filho, que ao ver a o Papai Noel, se emocionou e lembrou de todas as dificuldades que passou durante o tratamento.
Assim como Maria de Fátima, mais de cem pacientes internados no Tarquínio tiveram uma grata surpresa ao receber nos leitos o Papai Noel. O diretor geral do Hospital de Câncer, José Maria Assunção, afirma que iniciativas como esta liberam hormônios que despertam boas sensações. “Ao liberar hormônios que liberam sensações prazerosas e de felicidade, como serotonina e endorfina, ocorre um aumento da autoestima e da força de vontade. Assim, a esperança de cura é renovada e o paciente se sente mais forte para encarar a caminhada do tratamento”, explicou o diretor José Maria.
A paciente Ana Silva Nascimento, 43 anos, ficou surpresa com a visita do Papai Noel e ficou muito feliz em receber a bíblia. “Foi maravilhosa a visita do Papai Noel e muito bonitas as palavras de orações que renasceram minha fé. Não esperava. Ganhei um presente que nem pensava que ia ganhar, o maior e melhor presente, o livro de Deus. E é com Ele que sigo em frente na busca da cura da doença”. Ana fará a última sessão de quimioterapia na próxima semana na região do pulmão.
O coronel Célio Roberto de Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, ressaltou o principal objetivo da ação: levar afeto e esperança. “Não existe presente maior e mais valioso que chegar no leito e encontrar um sorriso no rosto de um paciente que recebeu a bíblia das mãos do Papai Noel. É de limpar a alma e serve de exemplo para todos nós de como tirar um tempo para ações como esta fazem bem para o coração de quem pratica e recebe o amor”, afirmou o coronel.
“Estava triste porque vou passar o Natal aqui no hospital, mas quando vi os bombeiros entrando pela porta, meu coração se encheu de fé e alegria. Tem pessoas que não têm a oportunidade de ouvir a palavra de Deus e nem abraçar o Papai Noel. Estou feliz e confiante”, desabafa José Paulo Filho, paciente de câncer de próstata.

Fotos: Julyane Galvão/SES
Bombeiros durante ação realizada esta semana. Foto: Julyane Galvão/SES
Atividades terapêuticas
Hospitais da rede estadual de saúde adotam regularmente um conjunto de ações terapêuticas. As atividades auxiliam os pacientes e familiares no processo de recuperação da saúde e internação, de forma humanizada e solidária.
O Hospital Tarquínio Lopes Filho coloca em prática três projetos terapêuticos: ‘Cinema nas Enfermarias’, ‘Dê mais amor’ e ‘Coral Canta Geral’. O projeto ‘Cinema nas Enfermarias’ proporciona o incentivo à cultura, integração e relaxamento dos pacientes durante a sessão especial. Já o ‘Dê mais amor’ divulga a importância da prevenção do câncer para os familiares e apoia quem está em tratamento, promovendo carinho, amor e esperança, por meio de mensagens depositadas em uma urna e entregues aos pacientes.
Na mesma unidade, efetivos e aposentados se organizaram para levar mais alegria aos pacientes da unidade. O grupo montou um coral que leva distração e esperança em atividades nas enfermarias do hospital. O repertório do coral é recheado de canções das décadas de 1980, 1990 e clássicos da Jovem Guarda.
No Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), o projeto ‘Quarta Feliz’ é executado mensalmente. A iniciativa partiu do setor de psicologia do hospital e hoje faz parte do programa de reabilitação e das ações de humanização que são executadas no HCM.
Bombeiros drante ação realizada esta semana. Foto: Julyane Galvão/SES
Bombeiros durante ação realizada esta semana. Foto: Julyane Galvão/SE
S

0 comentários:

Postar um comentário