O velório do deputado federal e ex-governador João Castelo começará às 8h desta segunda-feira (12), na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão (Av. Jerônimo de Albuquerque, Sítio Rangedor – Cohafuma).
A família terá os primeiros 40 minutos para velar o corpo. Depois as portas do plenário da Assembleia Legislativa serão abertas para o público. Após a despedida, o corpo deverá seguir no fim da tarde desta segunda-feira em cortejo por São Luís em carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.
O enterro está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério do Vinhais.
João Castelo faleceu na manhã deste domingo, aos 79 anos, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo às 09:15 (horário de São Luís). Castelo estava internado há 30 dias em recuperação de uma cirurgia no coração. Foi realizado procedimento de implantação de três pontes de safena no ex-prefeito de São Luís e nas últimas semanas ele estava na UTI.
João Castelo Ribeiro Gonçalves é maranhense de Caxias, nascido em 19 de outubro de 1937. Filho de Tales do Amarante Ribeiro Gonçalves e Maria Antonieta Cruz Ribeiro Gonçalves e casado há 57 anos com Maria Gardênia Gonçalves, com quem teve três filhos: Thales Ribeiro Gonçalves (falecido), Gardênia Maria Ribeiro Gonçalves e João Castelo Ribeiro Gonçalves. Além dos filhos e da esposa, Castelo deixa três netos e quatro bisnetos.
João Castelo teve uma trajetória única na política maranhense, ocupando por cinco vezes o cargo de deputado federal e também foi eleito prefeito de São Luís, senador e governador do Maranhão.
Considerando um dos melhores governadores do Maranhão, entre os anos de 1979 e 1982, Castelo teve sua administração marcada pela implantação e ampliação de programas sociais como o Bom Preço, conjuntos habitacionais do Maiobão, Cidade Operária e vários outros na Capital e no interior do Estado.
Executou obras estruturantes que, ainda hoje, são fundamentais para a população da Cidade de São Luís, como a adutora do Sistema ITALUÍS (80km). Outro legado de João Castelo foi a construção do Castelão, a implantação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Hospital do Servidor (Carlos Macieira).
No caro de prefeito da cidade de São Luís para o quadriênio 2009/2012, Castelo promoveu ações sociais importantes como os programas Fardamento e Leite na Escola, Programa do Peixe e Cesta Básica; implantou e/ou ampliou obras de infraestrutura impactantes para a cidade, e deu início a projetos essenciais de mobilidade urbana. Entre elas o prolongamento da Avenida Litorânea, reconstrução da Avenida Santos Dummont, Mario Andreaza, Carlos Vasconcelos e Mauro Bezerra e Parque Vitória, implantação das interbairro do Barramar (Avenida Santo Antônio) e recapeamento total das principais avenidas de São Luís – Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, Africanos e Holandeses.