O que ganham os BRICS com sensoriamento remoto da Terra realizado pela Rússia?

, , No Comments
Especialistas preparam o terceiro aparelho espacial de sensoriamento remoto da Terra Resurs-P para lançamento no cosmódromo de Baikonur

Em finais de outubro, os chefes dos organismos espaciais do BRICS se reuniram em Zhuhai, na China, para assinar um acordo de cooperação na área do sensoriamento remoto da Terra. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China já têm aparelhos que monitoram a Terra a partir do espaço.
A Sputnik Brasil falou com Aleksandr Kirilin, diretor-geral do gabinete de projetos espaciais Progress, para saber qual é o know-how russo nessa área.
Neste ano, a Rússia colocou em órbita o terceiro satélite do grupo de aparelhos espaciais de sensoriamento remoto da Terra Resurs-P. Está planejado o lançamento de mais dois aparelhos em 2018 e 2019 para completar o grupo de cinco satélites.
Segundo Kirilin, é a primeira vez que um grupo desses satélites é colocado em órbita pela Rússia. Os três satélites monitorizam agora a superfície da Terra situada entre as latitudes de 80° Sul e Norte. Os dados obtidos pelos aparelhos são enviados para Terra através de uma frequência de rádio de alta velocidade.
Inundação de 2014 no Altai: rio Katun inundou uma rodovia no distrito Maiminsky
Inundação de 2014 no Altai: rio Katun inundou uma rodovia no distrito Maiminsky

A Rússia é o primeiro país a obter vantagem deste sistema, claro. Os dados obtidos pelos satélites deste grupo já ajudaram a liquidar incêndios e inundações na Sibéria e no Extremo Oriente do país. A Carta Internacional do Espaço e Grandes Catástrofes também usa estes dados.

O uso é amplo e vai desde o cadastro de recursos naturais e correção permanente de mapas topográficos e temáticos à prospecção de hidrocarbonetos e minérios e controle sobre a situação econômica e ecológica – além da já mencionada proteção dos desastres naturais.

No momento, a corporação espacial estatal Roscosmos (antiga agência espacial russa) está estudando os mecanismos de promoção do sistema entre clientes comerciais. 

Novo uniforme 'Urso Branco' protege cosmonautas do frio;
Cosmonauta Oleg Novitsky e astronauta Toma Peske antes do lançamento do foguete-portador a partir do cosmódromo Baikonur rumo à Estação Espacial Internacional (foto de arquivo)


0 comentários:

Postar um comentário