COVID-19! SÃO LUÍS: Braide entrega Centro exclusivo para atender Sintomas Gripais Leves

, , No Comments


O prefeito Eduardo Braide entregou, na tarde desta segunda-feira (15), o primeiro dos cinco centros municipais de atendimento às síndromes gripais leves que serão disponibilizados para a população de São Luís. A unidade entregue hoje fica localizada no Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos, e conta com equipe médica multidisciplinar para atender os pacientes que forem até o local desde o acolhimento, triagem, encaminhamento e acompanhamento até sua completa recuperação. As demais unidades ficarão localizadas na Zona Rural, Cidade Operária, Bairro de Fátima e Área Itaqui-Bacanga, e serão entregues nos próximos dias.

“Este é o primeiro dos cinco centros que iremos entregar como parte das estratégias do Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias. Eles funcionarão como porta de entrada aos nossos serviços de saúde voltados para o combate à pandemia. Aqui a população contará com equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais capacitados para identificar de que síndrome respiratória ele está acometido e poder fazer o encaminhamento para o tratamento adequado. Importante destacar que teremos 12 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com síndromes gripais”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes.

Juntos, o prefeito Eduardo Braide e o titular da Semus vistoriaram a unidade, que passou por adequações para receber os pacientes de forma segura, humanizada e organizada. O Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira não possui leitos de internação, pois trata-se de unidade porta de entrada para pacientes com sintomas gripais leves. A unidade conta com recepção, três consultórios médicos, sala de psicologia e de fisioterapia exclusivos para o atendimento aos pacientes com o diagnóstico leve. Os demais atendimentos da atenção básica em saúde prestados na unidade funcionarão em ala específica.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que os casos atendidos nos centros para síndromes gripais leves serão monitorados, priorizando os grupos de risco. “Os pacientes com síndromes gripais leves são a maioria e não chegam a desenvolver agravantes que resultam na piora do seu estado e não necessitam de internação, mas precisam de acompanhamento até que seja constatada a suspensão dos sintomas. Nós faremos este trabalho por meio dos cinco centros que serão disponibilizados, levando em consideração outros fatores como a idade do paciente, comorbidades entre outros”, explicou.

O paciente que sentir sintomas gripais poderá se dirigir à unidade onde passará por avaliação médica completa para a correta identificação dos sintomas. Para isto, será feita a aferição da temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, exame de oximetria, e, nos casos necessários, a realização de testes para Covid-19.

A partir desta avaliação e diagnóstico, ele receberá o encaminhamento adequado para o seu tratamento. Caso seja constatado que se trata de uma síndrome respiratória leve, o paciente receberá a medicação devida para o seu tratamento, se o médico julgar necessário, receberá orientações para se manter em isolamento domiciliar, atestado médico para justificar sua ausência no trabalho ou outras atividades, além de requerimento para exames complementares.

Caso o diagnóstico seja de caso moderado a grave, o paciente será estabilizado e encaminhado para as unidades específicas por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em São Luís os pacientes com sintomas moderados a grave serão atendidos na Unidade Mista Bequimão, que contará com 30 leitos de enfermaria para internação.

Os casos que exijam atendimento mais específico por causa do seu grau de gravidade serão tratados no Hospital da Mulher, que será aberto nesta terça-feira (16). A unidade será referência e contará com 50 leitos de internação, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra (HUUFMA) também reforçará a rede municipal de enfrentamento à Covid-19 com 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria.

Nos próximos dias, serão entregues as demais unidades que ficarão localizadas na zona rural, Cidade Operária, Bairro de Fátima e área Itaqui-Bacanga. A rede municipal contará, ainda, com um ambulatório especializado em reabilitação de pacientes e profissionais de saúde. O ambulatório irá funcionar na Unidade Mista do Bequimão.

0 comentários:

Postar um comentário