Prefeito Edivaldo participa das comemorações de dois anos de sucesso da Feirinha São Luís no Centro Histórico

, , No Comments

Em dois anos mais de um milhão de pessoas já passaram pela Feirinha, programa que impactou positivamente no aumento do movimento de ludovicenses e turistas no Centro Histórico da capital e que impulsionou o comércio da região gerando emprego e renda, principalmente na agricultura familiar. 

Prefeito Edivaldo participa das comemorações de dois anos de sucesso da Feirinha São Luís no Centro Histórico. 
A edição comemorativa de dois anos de realização da Feirinha São Luís, promovida neste domingo (16), foi marcada, mais uma vez, por grande participação popular, demonstrando a grandiosidade que o evento representa para a capital, como ferramenta impulsionadora do turismo, da economia criativa e das tradições mais genuínas da cultura ludovicense. O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e autoridades, prestigiou a programação comemorativa do evento e destacou a iniciativa como um marco das estratégias de revitalização e dinamização do Centro Histórico de São Luís, promovida em sua gestão.
"É uma grande alegria para nós vermos o povo ocupando a praça para usufruir do que há de melhor da nossa cultura, da nossa gastronomia, da nossa música e dos produtos locais. São essas tradições mais genuínas que formam a identidade cultural de um povo, e é isso que queremos preservar. E tudo isso acontecendo no coração do Centro Histórico da nossa cidade, que cada vez mais ganha dinamismo e vitalidade com as inúmeras ações que desenvolvemos. Hoje, a Feirinha é parada obrigatória de todos os que visitam nossa cidade e um dos espaços mais frequentados aos domingos pela população local. Assim, todos ganham, a cidade, a população e os pequenos empreendimentos locais envolvidos no programa", afirmou o prefeito Edivaldo, que com o programa venceu a etapa estadual 2019 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). O superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mauricio Itapary acompanhou, com a família o prefeito na Feirinha. 
A Feirinha São Luís é mais uma iniciativa dentre muitas que estão sendo implementadas pela Prefeitura de São Luís, em diversas áreas, para revitalizar espaços do Centro Histórico da capital. Os projetos visam incentivar a reocupação, impulsionar o turismo, estimular a economia e valorizar as belezas naturais e arquitetônicas do Centro Histórico. Além das obras de requalificação urbana executadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a exemplo da reforma do Complexo Deodoro, Pedro II e Rua Grande, a gestão do prefeito Edivaldo tem realizado outras ações na área do turismo e da cultura, a exemplo o Passeio Serenata, o Roteiro Reggae, o Férias Culturais, entre outras ações.
O programa Feirinha de São Luís consolida-se como um dos principais espaços de lazer da cidade, ponto de compras e entretenimento, cumprindo o seu principal objetivo de promover a reocupação do Centro Histórico, revitalizar os espaços seculares da cidade e chamar moradores e turistas para conhecer e apreciar o que há de melhor das manifestações culturais maranhenses. É também importante ferramenta de incentivo à produção agrícola e ao artesanato local. 
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, a Feirinha São Luís revitalizou o Centro Histórico aos domingos e deu uma nova dinâmica para a cidade, promovendo o reavivamento dessa área.
"O programa se consolida cada vez mais, e nós aprimoramos o evento a cada edição no sentido de que ele seja ainda mais atraente para população, turistas e seja bom para a cidade. Completados dois anos de realização com muito sucesso, podemos dizer, seguramente, que o evento é uma das mais importantes ferramentas da gestão do prefeito Edivaldo, como política de geração de emprego e renda, agregando cultura e produção agrícola, estímulo à economia criativa, proporcionando à população e visitantes mais um espaço de lazer, encontro de amigos e familiares", observou.
Também marcaram presença à Feirinha São Luís, neste domingo (16), o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, destacou a ação como instrumento de preservação e valorização cultural da cidade. "O Iphan e a Prefeitura de São Luís têm parcerias muito profícuas que, assim como a Feirinha, também é realizada pensando na pensando na preservação da cultura, da arquitetura e nas tradições locais", observou Maurício Itapary.
PROGRAMAÇÃO
Na edição comemorativa da Feirinha São Luís, a programação cultural contou com apresentações de tambor de crioula, shows de artistas locais, rodas de capoeira, show especial de São João com Maravista, Banda da Feirinha, Show Dhean Brito, Cia Encantar, entre outras atividades.
A ação é enaltecida pelos comerciantes do entorno, que aprovam a realização do evento em todos os aspectos. O dono de restaurante Rubem Carvalho, 63 anos, destaca a importância da Feirinha. "Aos domingos, nós nem abríamos o restaurante. A realização da Feirinha foi alento significativo para todos nós que vivemos do comércio no Centro Histórico, seja na área da alimentação, como eu, ou outra qualquer. Hoje, garanto que minha renda cresceu em torno de 70% a partir da realização da Feirinha aqui na Benedito Leite", disse o comerciante.
A gastronomia regional é um dos pontos fortes da Feirinha. É dela que a cozinheira Ana Claudia Dourado vive. "A criação desse espaço nos trouxe uma nova modalidade de vender nossos produtos. Sem dúvida, um incentivo gigantesco dado a todos que participam do projeto", relatou.
Além da gastronomia, a agricultura familiar também tem no espaço a garantia de venda certa. "Um incentivo maravilhoso para todos nós que vivemos da agricultura de subsistência. O movimento é muito bom e conseguimos vender bastante aqui. Depois que comecei a participar da feirinha, minha renda familiar aumentou significativamente", afirma o agricultor Reginaldo Cantanhede.
Pensamento similar tem a artesã Beatriz Soares, que vende peças elaboradas com diversos tipos de fibras. "A melhor iniciativa que poderiam desenvolver para valorizar o artesão e o artesanato maranhense. Temos agora o espaço ideal para isso, porque o turista encontra aqui todo tipo de souvenir local que quiser levar para sua cidade", pontuou a artesã.
Assíduo frequentador da Feirinha, o fotógrafo Joaquim Faray, participa do evento pela programação cultural e por ser um dos pontos de encontro entre eles e seus amigos aos domingos. "Eu participo desde o primeiro dia de realização do evento. Foi uma das melhores iniciativas já desenvolvidas em São Luís, para valorização da cultura e do turismo local. Eu adoro a Feirinha e curto muito toda a programação cultural", disse.
A Feirinha São Luís acontece aos domingos, sempre de 7h às 15h na Praça Benedito Leite, com um público cada vez maior. O ponto de encontro de amigos e familiares é bem policiado, e tem movimentado também o turismo na capital.

0 comentários:

Postar um comentário