Escola do Legislativo realiza workshop com a temática “O Poder de Autorresponsabilidade”

, , No Comments
Escola do Legislativo realiza workshop com a temática “O Poder de Autorresponsabilidade”

A Escola do Legislativo (Elema) realizou, na manhã desta terça-feira (25), o workshop “O Poder de Autorresponsabilidade”, ministrado pela professora Nathalia Martins Alves, especialista na área de Recursos Humanos e Treinamentos e Desenvolvimento de Pessoas.
A palestra, que aconteceu no auditório da Elema, teve duração de três horas e contou com a participação expressiva de servidores da Casa e convidados. Eles ouviram atentamente às explanações feitas por Nathalia Martins, ao mesmo tempo em que interagiram e tiraram dúvidas sobre alguns itens, a exemplo do autoconhecimento e autocrítica para melhor vivência pessoal e, também, no ambiente de trabalho.
Para o major Laercio Freire, a palestra representou um aprendizado e veio para somar. “A especialidade da instrutora é em Gestão de Pessoas e, todo conhecimento nesse sentido, só tem a nos engrandecer cada vez mais na perspectiva laboral, no nosso ambiente de trabalho”, afirmou, elogiando a iniciativa da Escola do Legislativo pela realização do evento. “É uma inciativa válida, principalmente, se a gente buscar esse conhecimento e jogar dentro do nosso ambiente laboral”.
Luis Trabulsi, assessor técnico-legislativo, disse que também gostou de participar do curso. “Achei o curso interessante, primeiramente, porque a gente acaba conhecendo a si próprio e vendo o que podemos melhorar e isso é muito bom para o servidor, até para poder melhorar no ambiente de trabalho, tirando toda aquela carga emocional que a gente acaba trazendo para o trabalho”.
Nível de conhecimento
Nathalia Martins Alves disse que o workshop foi extremamente importante, porque ele trouxe um nível de consciência e de autoconhecimento até para que possa trabalhar outras temáticas nos próximos meses.  “A gente, primeiro, tem que começar sabendo que nós temos um papel e cada um precisa desempenhar bem esse papel, que vai formar o todo. Então, antes de olhar para o outro, esperar algo dele, eu preciso olhar pra mim e entender qual é o meu papel, qual é a minha contribuição, como é que, hoje, eu me comporto nesse ambiente, como é que eu me relaciono com as pessoas e, depois de olhar pra dentro e voltar com ações positivas, aí sim, eu vou poder ajudar outras pessoas”, ponderou.
A professora contou, ainda, que o workshop começou com a palestra sobre a autorresponsabilidade por entender que o tema abre porta para qualquer outro conhecimento que venha a ser abordado. “Em agosto, nós vamos falar sobre assédio moral, mas como é que eu posso entender que, como subordinado, também posso agir de assédio moral para com o gestor? Não é só o gestor, as minhas atitudes, os meus comportamentos também influenciam nas relações de trabalho. Por isso, a gente começou com essa temática”, afirmou Nathalia Martins.
Ao abordar o tema autorresponsabilidade, ela enfatizou que o primeiro olhar da pessoa tem que ser para dentro, questionar como é que está a qualidade do que pensa, do que fala, do que sente e, principalmente, saber se as suas relações com as outras pessoas são saudáveis.
“Então, o primeiro ponto é olhar para dentro. Eu não posso esperar de alguém algo que eu não estou disposta a oferecer para outra pessoa”, disse a professora, elogiando a iniciativa da Escola do Legislativo. “Sem dúvida alguma, a iniciativa da Escola do Legislativo foi excelente. O poder de autorresponsabilidade é uma temática que está em alta, assim como o assédio moral, que será trabalhada aqui no próximo mês de agosto”, finalizou.



0 comentários:

Postar um comentário