CULTURA! ZÉ ROBERTO COSTA: intermedeia acordo entre Secretaria e Fábrica de Arte 'Os Cara de Onças'

, , No Comments
Roberto Costa intermedeia acordo entre Secretaria  de Cultura e Fábrica de Arte "Os Cara de Onças"
O deputado estadual Roberto Costa (MDB) intermediou, na manhã da última segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa (Alema), reunião com o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino, e membros da Fábrica de Arte "Os Cara de Onças", do bairro Desterro, em São Luís. Representando o presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), Costa informou que, no encontro, ficaram garantidas a restauração e a devolução do prédio onde atualmente o grupo desenvolve trabalhos culturais e sociais voltados para os jovens da comunidade do Desterro e região, no Centro Histórico.
Roberto Costa afirmou que foi procurado por representantes da comunidade do Desterro, por meio da entidade "Os Cara de Onças", que realiza um trabalho social importante no Centro Histórico. “O prédio que abriga o projeto era um casarão abandonado, do Governo do Estado. Existia uma decisão judicial que obrigava o Governo do Estado a fazer toda reforma do local, o que obrigava a Fábrica de Arte a sair de lá. Existia um sentimento de frustação pela possibilidade deles saírem de lá e por isso, a comunidade procurou a Assembleia para intermediar um acordo”, contou o parlamentar.
De acordo com o deputado, ficou acertado que o Governo do Estado vai fazer a reformar do prédio, mas dará espaço para que a entidade possa continuar a desenvolver o seu trabalho enquanto dure a reforma.
“O secretário foi muito solícito, representando o governador Flávio Dino, colocando umas questões de ordem jurídica, mas conseguimos chegar a um acordo envolvendo a Assembleia, o Governo, o Grupo e, consequentemente, a comunidade do Desterro. O prédio vai ser reformado rapidamente, em seis meses, e, enquanto isso, o Governo do Estado garantirá um aluguel social para ele continuar em outro local. Após a reforma, o grupo retornará ao prédio e um fato mais importante que o secretário falou, em nome do governador, que vai garantir que o grupo participe da elaboração do novo projeto cultural voltado para o local, com o envolvimento de todos”, assegurou.
Revitalização
Após o encontro, o secretário de Cultura, Diego Galdino, deu novas garantias de que o grupo vai continuar no prédio após a reforma. “Garantimos um espaço para que eles permaneçam atuando durante esse período de reforma e garantimos também que eles retornem para o espaço anterior, porque o governo reconhece o trabalho que desenvolvem em prol da comunidade do Desterro.  Queremos ajudar a propagar ainda mais a obras deles para o Estado. Lá é um espaço que ajudaram a revitalizar e a dar uma nova cara ao Centro Histórico”, disse.
O acordo foi comemorado também pelos dirigentes da Fábrica de Arte "Os Cara de Onças", que participaram do encontro e fizeram agradecimento especial ao deputado Roberto Costa.
Um deles foi José Domingos, presidente da Fábrica. “Quero agradecer ao deputado Roberto Costa e ao André Campos, que estão nos apoiando. É muito gratificante ficar sabendo que a nossa reinvindicação está sendo  atendida.  É um dia especial, uma vez que nessa reunião foi concretizado um acordo bom para todos nós.  A comunidade do Desterro era muito esquecida, mas agora as crianças vão ter uma alegria maior. Agora teremos esse espeço graças ao deputado e ao secretário, para atender mais crianças, idosos e moradores de ruas”, comemorou.
Melhores resultados
Maria da Graça Torres, supervisora da Fábrica, fez agradecimento na mesma linha. “Estou muito feliz, porque a reunião foi gratificante. Quero agradecer ao deputado Roberto Costa por ter feito essa mediação com o secretário de Cultura. Saímos daqui com um resultado positivo e espero que dê certo, para que possamos continuar com as nossas atividades. A gente já vem fazendo um trabalho bonito, elogiado e a gente poder apresentar resultados melhores ainda”, disse.
André Campos, liderança cultural do bairro, fez um relato do trabalho realizado pelo grupo. “Esse acordo intermediado pelo deputado Roberto Costa é muito bom para a comunidade do Desterro. Estamos num prédio que há 43 anos estava abandonado e servindo de cracolândia. O governo vai reformar e entregar para os 'Cara de Onças'. La já acontecem várias oficinas, reforço escolar, vários trabalhos sociais de suma importância para a população de lá. Nesse momento de esvaziamento do Centro Histórico, quero agradecer ao governador Flávio Dino (PCdoB),  por permitir que a gente permaneça lá, onde já existem oficinas de vários tipos”, garantiu.

0 comentários:

Postar um comentário