MITOLOGIA GREGA! OU REALIDADE: Ministro chinês adverte contra abertura de 'caixa de Pandora' no Oriente Médio

, , No Comments
Lançamento de um míssil balístico pelo Irã

O ministro chinês das Relações Exteriores apelou a não agravar a situação no Oriente Médio e exprimiu a esperança de que o Irã pondere a sua decisão e não abandone o acordo nuclear.


O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, exprimiu inquietação quanto à situação no Oriente Médio durante uma conferência da imprensa depois do encontro com o homólogo sírio Walid Muallem.

Envio de tropas norte-americanas

O ministro Wang Yi afirmou que os EUA devem parar de utilizar os métodos de pressão e apelou a todas as partes para que mantenham a sensatez, a contenção e se abstenham de ações que agravem as tensões na região.
A China alertou ainda para o que chamou de "caixa de Pandora" no Oriente Médio.
Os EUA autorizaram recentemente o envio de pessoal militar adicional ao Oriente Médio para enfrentar a ameaça aérea, naval e terrestre na região, pela qual culpam o Irã.

Irã e JCPOA

Durante o encontro, o ministro chinês também declarou que Pequim está incentivando Teerã a cumprir seus compromissos do acordo nuclear e advertiu contra o abandono do acordo de forma "tão fácil".
Wang sublinhou que a Agência Internacional de Energia Atômica confirmou várias ocasiões que o Irã cumpriu suas obrigações do tratado.
"A Agência Internacional de Energia Atômica confirmou por 15 vezes que o Irã cumpriu suas obrigações. Nesta situação, esperamos que o Irã pondere cuidadosamente sua decisão e não desista tão facilmente deste acordo".
Wang Yi adicionou que China se mantém fortemente comprometida com o JCPOA, incluindo a cooperação com outros signatários para a modernização do reator iraniano de Arak.
O Irã optou por não implementar uma série de disposições do "acordo nuclear" a partir de 8 de maio, quando fez um ano da retirada unilateral dos EUA deste acordo.

0 comentários:

Postar um comentário