Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a festa junina no espaço da Praça Maria Aragão é promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e oferece atrações até o domingo (30).
"O dia de São João é a data mais esperada no calendário pelos grupos de bumba meu boi do Maranhão. São João é o Santo que todas as brincadeiras homenageiam e com o nosso grupo não é diferente, comemoramos o santo junino dançando para receber mais bênçãos", declara a presidente do Boi de Upaon Açu, Ana Regina Ferreira Campelo.
Para o presidente, amo e interprete do Boi de Morros, José Carlos Muniz Lobato, comemorar São João é uma forma de reverenciar o que o santo representa para os grupos folclóricos de São Luís. "Nossa apresentação traz sempre o nome dele. Em nosso trabalho de entretimento, nós cantamos sobre ele querendo pescar almas e corações com toadas e maracás", afirma. O grupo tem 43 anos, é formado por 150 integrantes e trouxe como tema para esse ano, o que o apóstolo Paulo pregou para os romanos: Sobre o Deus Desconhecido – Porque por Ele vivemos, nos movemos e existimos.
Se apresentam no dia de São João, nesta segunda-feira (24), no Arraial da Praça Maria Aragão, o Boi de Costa-de-mão Brilho da Sociedade de Cururupu, o Grupo Alternativo Companhia Encantar e o Boi de Zabumba de Leonardo. Também acontece nesta segunda o show com a cantora Thais Moreno. A festa contará, ainda, com o Boi da Baixada de Apolônio, o Boi de Orquestra Meu Tamarineiro e o Boi de Matraca da Pindoba. No espaço Arena do Forró, o público vai dançar ao som do Trio Forró Pegado e de Fhylipi do Acordeon.
SHOW BUMBAXOTE
O fim de semana foi animado no Arraial da Praça Maria Aragão. No sábado (22), a programação do arraial começou com a apresentação da Dança Pau de Fita Comediante Junina, seguida pelo Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, Grupo Alternativo Baile de Caixa e Boi de Zabumba Unidos Venceremos. "Amamos nos apresentar aqui, na Maria Aragão. O arraial é um dos mais bonitos e organizados da Cidade, a Prefeitura de São Luís está de parabéns", destacou a integrante do Unidos Venceremos, Jéssica Vitória Soares Araújo.
O Show Bumbaxote com Gargamel misturou ritmos como forró, toadas maranhenses, MPB e o arrocha, com a interpretação de vários sucessos da cantora Marília Mendonça. Animado, o púbico foi convidado a fazer uma quadrinha improvisada em frente ao palco do Arraial da Maria Aragão para dançar "São João Na Roça", do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Logo depois do show, foi a vez do Boi de Orquestra Upaon-Açu, do compositor Rui Maranhão, animar a programação do último sábado (22). O grupo formado por 85 integrantes, 25 vaqueiros e 17 músicos na orquestra, completa 26 anos em 2019 e trouxe como tema em suas alegorias as Luzes de Neon, que também é o nome de uma das principais toadas da agremiação.
A noite teve ainda o famoso Cacuriá de Dona Teté, com as suas caxeiras e coreografias sensuais que fizeram o público registrar tudo em aparelhos celulares. O encerramento ficou por conta do Boi de Orquestra de Morros que adentrou o palco com seus 150 integrantes e encantou o público. Na Arena do Forró, as bandas Forró de Lo e Encaixotado botaram os fãs do ritmo para "arrastar" o pé no barracão montado no arraial.
0 comentários:
Postar um comentário