Prefeitura de São Luís elege Corte Momesca 2019 em bonita festa popular no Centro Histórico

, , No Comments

Rei Momo e Rainha, além de 1ª e 2ª Princesas foram eleitos em festa que reuniu centenas de pessoas na Praça da Flor, no Desterro, no domingo (17). 

Uma bonita festa realizada pela primeira vez em praça pública com uma grande torcida para os candidatos, com direito a fogos de artifícios, chuva de prata, cartazes, bateria de escola de samba e muita animação, marcou a escolha da Corte Momesca do Carnaval 2019. Diego Massete Silva e Itayanna Abreu Santos foram eleitos, respectivamente, Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019. Lucimar de Jesus Costa Barros e Marlete Soares Ferreira foram coroadas como 1ª e 2ª Princesas, formando a Corte que representará, alegoricamente, a Prefeitura de São Luís em toda a folia momesca. O concurso, promovido pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aconteceu neste domingo (17) e reuniu centenas de pessoas no Largo do Desterro, na Praça da Flor. 
"Este ano trouxemos a eleição da Corte para um lugar aberto, antes realizado em teatros ou auditórios, que limitava a participação do público. Nos preocupamos em chamar o comércio local e envolver a comunidade em todo processo. Vimos que foi uma experiência muito exitosa, todo mundo participou com bastante alegria e disposição, e esperamos manter esse formato para os próximos anos", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A nova corte foi anunciada já em clima de festa, com a Bateria da Flor do Samba. Ao todo, 15 candidatos se inscreveram para concorrer às vagas e a disputa foi muito acirrada. O Rei Momo Diego Massete participou pela primeira vez do concurso e nem acreditou que era o vencedor. "Não imaginava, é muita felicidade, uma alegria imensurável. Para o Carnaval mostrarei muita descontração e samba no pé, além de curtir com responsabilidade", disse Diego Massete, de 32 anos, morador do Cohatrac III. Ele mede 1,89m e pesa 148kg.
A Rainha Itayanna Abreu Santos vem do Bairro de Fátima, tem 31 anos, medindo 1,75m de altura e pesando 65kg. Ela já é veterana no concurso, tendo participado quatro vezes do certame da Corte e sendo coroada como Rainha em 2015, e Princesa nos anos de 2009 e 2012. "É uma satisfação imensa, por amar o Carnaval e carregar essa responsabilidade que é representá-lo. Eu amo e visto a camisa do Carnaval e vou levar isso para o resto da vida", frisou a Rainha eleita para o Carnaval 2019 de São Luís, que recebeu da Rainha de 2018, Nyna Gracyelle Fonseca Brandt, a faixa, a coroa e o manto.
A 1ª Princesa, Lucimar de Jesus Costa Barros, conhecida como Lu Pretinha, foi coroada pela primeira vez e arrastou uma grande torcida. "Já é a terceira vez que participo e a primeira que sou eleita, é uma emoção muito grande, porque era algo que sempre quis e ainda não tinha dado certo. Dessa vez consegui e irei mostrar muita alegria e samba no pé", comemorou a candidata eleita de 34 anos, do Residencial Ribeira, que mede 1,59m de altura e pesa 63,30kg.
Já a 2ª Princesa, Marlete Soares Ferreira participa pela quarta vez do concurso e em todas foi eleita, sendo em 2008 como Rainha, 2011 e 2014 como Princesa. "Mais uma vez participando e disposta a mostrar durante o Carnaval muita alegria, simpatia e samba. Espero que todos brinquem uma bonita festa de Momo", ressaltou Marlete Ferreira, de 30 anos, do bairro Turu, que mede 1,68 de altura e pesa 66kg.
CHAVES
A Corte receberá, na abertura dos circuitos oficiais, a Chave da Cidade, que será entregue simbolicamente no dia 1º de março, às 19h, na Passarela do Samba, cuja programação prossegue até o dia 5, Terça-feira Gorda de Carnaval, encerrando com o Baile Popular do Blocão do Bicho. No local, haverá apresentações de grupos de tambor de crioula, desfile de tribos de índio, blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados e escolas de samba. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir.
Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís. "A entrega da chave da cidade é o marco da abertura oficial do Carnaval 2019, mas o reinado já começou e já temos uma grande quantidade de solicitações para que a Corte possa visitar bailes e festas. O tradicional Concurso da Corte Momesca mantém viva nossa cultura que é plural. É um evento consolidado em nosso calendário pela importância que a Corte tem em ser o símbolo do carnaval ludovicense e por ter a responsabilidade e compromisso de nos representar em todos os eventos carnavalescos até o ano seguinte", completou o secretário.
A festa de coroação contou ainda com o desfile da Corte da 3ª Idade, apresentação do Bloco Tradicional Os Brasinhas, Bateria da Flor do Samba e grupo Feijoada Completa. A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), para cada.
A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) foi composta pelos formadores de opinião: Alberto Júnior (Graduado em Comunicação Social e mestre em Cultura e Sociedade); Rose Panet (Doutora em Antropologia, professora universitária e cineasta); Vanessa Serra (Jornalista e produtora cultural, especialista em Jornalismo Cultural); Wilson Chagas (Professor, ator, coreografo e diretor teatral) e Zema Ribeiro (Jornalista e diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo), que avaliaram quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário