PERICUMÃ! DEPUTADA DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO: Dra.Thaiza Hortegal aponta perigo de rompimento da barragem

, , No Comments
Dra.Thaiza Hortegal aponta perigo de rompimento da barragem do Pericumã
A deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) declarou, na sessão desta terça-feira (12), que a população da cidade de Pinheiro está alarmada com a possibilidade de rompimento da barragem do Rio Pericumã. Segundo ela, no fim da manhã de segunda-feira (11), o cabo de uma das três comportas do Pericumã rompeu-se, pois se trata de uma obra que carece de manutenção. Em seu discurso, a deputada citou relatos de ribeirinhos, para quem a obra enfrenta problemas estruturais pela falta de manutenção, como corrosão e danos nas comportas.
Thaiza Hortegal explicou que a barragem do Rio Pericumã possibilita o abastecimento de pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pedro do Rosário. Além disso, viabiliza a irrigação da agricultura familiar e ajuda a reduzir enchentes e controlar a vazão da água nos períodos chuvoso e de estiagem.
Agora, com o rompimento do cabo de uma das comportas, Pinheiro sofreu uma grande enchente. “Alguns bairros da cidade foram inundados, então a situação de Pinheiro hoje é preocupante, é alarmante e é uma situação que requer todo um caráter de urgência por todos aqueles moradores dos bairros próximos a enchentes, todos aqueles próximos à barragem, em especial ao Bairro da Matriz”
De acordo com a deputada, a situação da barragem é de conhecimento do Governo Federal, e uma equipe da Prefeitura de Pinheiro esteve há dois anos no Ministério da Integração alertando que uma tragédia poderia acontecer, mas até o momento nada foi feito.
“Até o momento nenhuma solução chegou junto àquele município. E hoje o prefeito Luciano se encontra na cidade preocupado, pois as ruas estão inundadas, o que representa um prejuízo incalculável para aquela população. São 36 anos sem qualquer reforma significativa na barragem e isso se torna inadmissível”, frisou a deputada.
Ela acrescentou que a estrutura de ferro da barragem está completamente depredada e desgastada. “Destaca-se que a Prefeitura vem fazendo sim a sua parte, a equipe técnica está no local, mas a manutenção da comporta é de responsabilidade do Governo Federal e hoje ela passa a ser uma responsabilidade também de todos nós. Neste momento de risco nós podemos estar diante de uma calamidade desproporcional, daí porque faço apelo para que possamos juntos unir forças e intervir também junto ao Governo do Estado, ao secretário de Infraestrutura para que também possa deslocar uma equipe técnica para dar suporte lá na cidade de Pinheiro”.
A deputada informou, ainda, que não só o município de Pinheiro está sendo prejudicado, mas também as cidades de Palmeirândia, Peri-Mirim e  Pedro do Rosário. Ela anunciou que fará um requerimento para solicitar ao Governo do Estado que desloque uma equipe para averiguar a situação nestes municípios.
Ao encerrar seu discurso, a deputada Thaiza Hortegal sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para tratar do problema. “Este caso é realmente de extrema urgência; as chuvas lá estão bastante fortes, e se precisa ver o que é que podemos fazer junto ao governador do Estado e ao secretário de Infraestrutura, para que a gente possa realmente evitar uma catástrofe, porque várias famílias já estão sofrendo, já estão sem poder sair de casa e, na verdade, algumas já começaram por meio de barco a se retirar do local, porque o caso lá é muito grave”, advertiu a deputada.

0 comentários:

Postar um comentário