Zé Inácio promove audiência pública contra a privatização dos Correios

, , No Comments
Zé Inácio promove audiência pública contra a privatização dos Correios

A pedido do deputado Zé Inácio (PT), foi realizada, nesta última quinta-feira (31), audiência pública que discutiu "A importância dos Correios Públicos para o Brasil". Representantes dos trabalhadores dos Correios, do município, do estado e da sociedade civil participaram do debate.
O deputado Zé Inácio destacou a importância dos Correios, em especial nas pequenas cidades do Maranhão e do Brasil, onde funcionam como banco postal. "Os Correios são uma das empresas mais eficientes do mundo na área em que atua. Privatizar é entregar um setor da economia muito importante e lucrativo ao capital estrangeiro.", disse.
O deputado disse ainda que, com a privatização, é eminentemente uma queda drástica na qualidade do serviço oferecido, tendo em vista que o comprometimento das empresas privadas com os usuários não será o mesmo, principalmente para aqueles que moram nas pequenas e mais distantes cidades do Brasil.

Segundo dados do Correios, a qualidade operacional do serviço vem melhorando nos últimos anos, chegando a alcançar patamares de excelência. "Nas grandes capitais, os usuários do serviço reclamam da demora nas entregas, mas não se discute o sucateamento que os Correios vêm sofrendo ao longo dos anos e a não realização de concurso público. Há apenas a vontade de privatizar, baseada na ilusão de que isso irá melhorar o serviço.", disse Márcio Martins, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares no Estado do Maranhão (SINTECT-MA).
Os Correios estão presentes nos 5570 municípios brasileiros, 1,2 milhão de encomendas entregues por dia, quase 12 mil agências de atendimento e 300 toneladas de cargas aéreas são transportadas por dia. São 100 mil trabalhadores, 24 mil veículos próprios e 1 milhão de quilômetros rodados por dia.

Ainda de acordo com dados dos Correios, a situação financeira está equilibrada, o serviço é de qualidade e a infraestrutura logística funciona plenamente em todo o país.
Encaminhamentos

Ao fim da audiência, foram apresentados os seguintes encaminhamentos:

- Enviar à Câmara Federal, Senado e ao ministro de Ciência e Tecnologia, após aprovação do plenário da Assembleia, moção de repúdio à privatização dos Correios;

- Redigir uma carta que será entregue aos governadores do Consórcio Nordeste e aos presidentes de Assembleia Legislativas, pedindo apoio na defesa dos Correios;

- E, por fim, realizar audiências públicas nas principais cidades do estado, em parceria com as centrais sindicais.

Presentes

Compuseram a mesa Márcio Martins, secretário geral do SINTECT-MA; Ademir Loureiro, diretor de previdência da FAACO - Federação de Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos; o secretário municipal de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate, representando o prefeito de São Luís; Wilson Araújo, diretor postal e logística da FINDECT - Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios; Joel Nascimento,  presidente da CTB - MA e Mariana Gonçalo, advogada do Sindicato dos Correios.

0 comentários:

Postar um comentário