Com incentivo da gestão do prefeito Edivaldo, mães e chefes de família realizam o sonho da casa própria

, , No Comments


O Dia das Mães será especial para a jovem Dayane Martins Coelho, 20 anos, uma das mães e mulheres chefes de família contempladas com uma das 1.414 casas do Residencial Morada do Sol I, cujos endereços foram sorteados pela Prefeitura de São Luís, na manhã desta sexta-feira (10). Com mais estas unidades, próximas a serem entregues, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior segue contabilizando números significativos na condução da política habitacional de São Luís, executada em favor dos menos favorecidos e contribuindo com a redução do déficit habitacional na capital. A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, já beneficiou quase 60 mil pessoas com cerca de 16.126 imóveis na capital entregues por meio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.Além do Morada do Sol, outras unidades estão em fase de obras ou no aguardo da liberação para serem entregues
O sorteio do Residencial Morada do Sol I, atendeu a critérios de prevalência do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ que destina 12% das unidades a mulheres chefes de família. “Entendemos a importância dessas mulheres, mães de família, que conduzem com muito afinco e amor a educação de seus filhos e a vida em seus lares. A nossa gestão tem procurado valorizar e oportunizar a essas mulheres uma vida mais digna. E nada melhor para essas mães que serem contempladas com a tão sonhada casa própria“, disse o prefeito Edivaldo.
Além de beneficiar mulheres chefes de família, o Residencial Morada do Sol I, localizado no bairro Maracanã, também vai agraciar outros públicos em situação de vulnerabilidade social. Das famílias sorteadas a uma das unidades desse habitacional, 200 são oriundas de palafitas de São Luís, que serão retiradas da situação degradante em que vivem atualmente. Também são público prioritários moradores de áreas de risco; idosos e pessoas com deficiência.
O Residencial Morada do Sol I faz parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, executado pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Juntos, os residenciais Morada do Sol I e II possuem 2.176 unidades com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, além de área de lazer, guarita e quadra esportiva. A iniciativa integra a política habitacional da gestão do prefeito Edivaldo que ainda vai entregar 6.204 imóveis na capital.
“Não poderia ter presente melhor de Dia das Mães que conhecer o endereço da nossa casa nova. Estou imensamente feliz em poder agora morar dignamente com meus dois filhos e me livrar para sempre do aluguel tão penoso que sempre paguei”, disse Dayane Martins, que é mãe dos meninos Luan Rafael, 4 anos, e Antony Levy, de 3 meses.
IMÓVEIS
Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, parte das unidades que faltam ser entregues está pronta e em conclusão dos procedimentos legais para disponibilização dos imóveis ao sorteio. Já outras unidades estão em fase de construção.
“Com o sorteio dos endereços dessas novas unidades habitacionais, avançamos em nossa meta de contemplar o maior número de famílias com a sua casa própria. Com orientação do prefeito Edivaldo, temos ampliado de forma significativa o acesso a moradia digna no município, tudo feito com muito trabalho e planejamento para que essa tão importante ação chegue de fato aos menos favorecidos e lhes contemple com a tão esperada moradia própria”, observou Mádison Leonardo.
Conforme o secretário, a lista com os endereços do Morada do Sol I, sorteados nesta sexta-feira (10), será disponibilizada na Central de Atendimento da Habitação entre os dias 13 a 15 de maio, onde cada beneficiário deve se fazer presente para recebimento da guia de encaminhamento para vistoria do imóvel. Após o sorteio dos endereços, a etapa seguinte no processo será a realização das visitas de vistoria das condições do imóvel. No caso de alguma imperfeição seja identificada, o sorteado poderá solicitação correção, antes da assinatura do contrato, garantia de aquisição definitiva.
Desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, foram entregues no município mais de 16 mil unidades habitacionais, distribuídas em cerca de 10 conjuntos residenciais localizados em áreas como Maracanã, Santa Bárbara, Piancó, Ribeira, Vila Maranhão, Tajaçoaba, entre outras regiões da cidade.
No ano passado, a Prefeitura de São Luís realizou o Cadastro Habitacional de Interesse Social. As informações obtidas a partir da realização desse levantamento são utilizadas como um novo banco de dados para seleção de pessoas interessadas nos imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ ou outros projetos habitacionais que a Prefeitura de São Luís venha realizar na cidade. O último cadastro realizado com essa finalidade havia sido feito em 2009 e apresentava defasagem de informações relativas à renda e endereço dos inscritos.
MÃES
Também mãe e chefe de família beneficiada com uma unidade do Morada do Sol, a dona de casa Geny da Cruz Santos, 30 anos, mãe da pequena Alice Santos, 8, acompanhou de perto o sorteio do endereço de seu novo lar, realizado na Central de Atendimento da Habitação. “Eu moro de aluguel. E estar aqui aguardando para conhecer o endereço da nossa casa própria parece um sonho. Não vejo a hora de me instalar definitivamente no imóvel com minha família”, relatou ela.
Outra que não se contentava de felicidade era a dona de casa Marilene Alves dos Santos, 37 anos, mãe de três filhos. Acompanhada do pequeno Davi Lucas, 6 anos, que tem microcefalia, ela fez questão de participar do ato de sorteio dos endereços. “Receber esse imóvel é uma dádiva. Pagamos aluguel e atualmente está cada vez mais difícil custear esse gasto com a crise que vivemos. Mas é um percalço que está acabando e logo estaremos em nosso próprio lar”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário