Prefeitura entrega alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a abrigo municipal.

, , No Comments

O PAA integra a política de segurança alimentar executada na gestão do prefeito Edivaldo e foi ampliado para instituições sociais e hospitais da rede municipal, beneficiando atendidos por estes equipamentos públicos. 


Produtos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram entregues pela Prefeitura de São Luís, nesta terça-feira (7), ao Abrigo para Pessoas em Situação de Rua, no Centro Histórico da capital. A instituição é mais uma unidade de acolhimento mantida pela gestão municipal a ser beneficiada pela ação que tem como objetivo combater a insegurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social com alimentos produzidos pela agricultura familiar, fomentar o setor e contribuir com a oferta de uma alimentação nutricionalmente mais adequada aos usuários desses serviços públicos. O PAA integra a política de segurança alimentar executada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, o PAA em São Luís é uma das mais importantes iniciativas realizadas na gestão do prefeito Edivaldo com objetivo de combater a insegurança alimentar e a fome das populações em situação de vulnerabilidade social, como as que estão sendo beneficiadas por meio do abrigo. "Além disso, a ação fomenta diversas cadeias produtivas locais que fornecem os alimentos à Prefeitura", afirmou Fatima Ribeiro.
Segundo a assistente social do Abrigo para Pessoas em Situação de Rua, vinculado à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Claudiene Pereira Martins, além de serem utilizados nas refeições disponibilizadas às pessoas atendidas pela Casa, os produtos também serão entregues em cestas às familiares dos assistidos. "São produtos de excelente qualidade nutricional que, além de beneficiar a instituição, também vão contribuir com a alimentação dos familiares de muitas das pessoas que nós atendemos aqui no abrigo, pois a maioria deles, apesar de viver em situação de rua, não está totalmente com os laços rompidos com seus familiares, mas apenas fragilizados por alguma circunstância qualquer. E muitos têm famílias e filhos menores que também necessitam dessa provisão e da atenção do poder público", observou a assistente social do abrigo.
O abrigo beneficiado pelos alimentos atende, atualmente, cerca de 30 pessoas em situação de rua, na faixa etária de 18 a 59 anos, mas que estão passando por alguma intervenção social ou de saúde, como tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), ou que estejam em processo de recâmbio, uma vez que são de outros municípios ou estados. Todos os atendidos pelo abrigo são referenciados pela Central de Acolhimento da Semcas, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Defensoria Pública e Centro Pop.
O abrigo recebeu uma variedade de produtos composta por macaxeira, alface, acerola, banana, mamão, couve, vinagreira, farinha, coco, batata doce, abobrinha, coentro, abóbora, pepino, maxixe, milho, limão, maracujá e outros. Os produtos são cultivados em 24 polos agrícolas da Ilha localizados no Cinturão Verde, Matinha e Tajipuru, incluindo diretamente mais de 20 grupos de produtores de localidades rurais como Coquilho, Calembe, Mato Grosso, Andiroba, Cajupe, Sol Nascente, Itapera, São Joaquim, Terra do Rumo, entre outras.
É uma das principais ações de estímulo à agricultura familiar no município, iniciativa que rendeu ao prefeito Edivaldo o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual, no ano de 2017. A Prefeitura também tem levado o Programa de Aquisição de Alimentos ao Hospital da Criança e Hospital da Mulher, Casa de Passagem, entre outras instituições socioassistenciais mantidas pela Prefeitura de São Luís.
O fornecimento desses produtos às instituições e equipamentos de saúde reforça a alimentação servida às pessoas atendidas. Além das unidades de acolhimento institucional e de saúde, o programa também já beneficiou, este ano, famílias em situação de vulnerabilidade social de bairros como São Raimundo, Vila Nova, Vila Bacanga, João de Deus e Estiva.
PROGRAMA
O PAA é uma ação do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado e executado pela Prefeitura de São Luís. Possui dois tipos de públicos beneficiários: os fornecedores e os consumidores dos alimentos. Nessa fase do programa estão sendo beneficiados 90 pequenos agricultores, sendo que 40% do total de produtores fornecedores são mulheres.
Os alimentos são distribuídos pela Semsa, em parceria com a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), aos inscritos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e instituições socioassistenciais que trabalham com populações em risco de segurança alimentar e nutricional.

0 comentários:

Postar um comentário