Prefeitura de São Luís realiza programação especial durante o mês de abril para celebrar o Dia do Livro Infantil

, , No Comments

Programação, iniciada nesta terça-feira (02), terá contação de histórias e bate-papo com escritores locais nas escolas da rede municipal; ação integra a política de Educação da gestão do prefeito Edivaldo. 

Contação de história realizada pela Prefeitura em escola municipal ano passado no Dia do Livro Infantil. A literatura é recurso importante para crianças e jovens acessarem um mundo de conhecimento por meio da diversão. Por isso, estimular a leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e socialização de crianças e jovens. No dia 2 de abril, que é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) celebra a data, abrindo um cronograma de atividades para o mês, valorizando a importância da contação de histórias e também os autores e lendas locais. A ação integra a política educacional colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, explicou a importância das atividades relacionadas à leitura e histórias. "A gestão do prefeito Edivaldo sempre valoriza muito as atividades que estimulam as crianças de forma positiva, seja por meio de livros ou contação de histórias. Também é importante conhecer autores da cidade e do Estado, pois aproxima o autor e as crianças em sala de aula", disse.
O setor da Coordenação do Livro Didático da Semed está com uma agenda de atividades para o mês de abril, que tem como foco a contação de histórias, que acontece nas escolas da rede municipal do Ensino Infantil, e vai além, atendendo à Biblioteca José Sarney e o Hospital da Criança, sempre buscando estreitar a relação das crianças com a prática da leitura. Está, também, na programação um bate-papo com o autor Wilson Marques e professores da Educação Infantil, no próximo dia 15, no auditório da Semed.
A iniciativa de apresentar obras de autores locais para as crianças existe há quatro anos dentro da rede municipal. "Até o ano passado, nós atendemos cerca de cinco mil crianças da Educação Infantil com o projeto e já estamos com uma nova demanda de autores e livros que serão inseridos este ano", pontuou a coordenadora do Livro Infantil, Sinara Coelho. Ela ressalta que em sala de aula, cabe ao professor trabalhar os livros da forma mais lúdica possível, o que contribui para a valorização do autor maranhense que traz, muitas vezes, as temáticas das lendas da ilha de São Luís.
DIDÁTICO
No âmbito didático, a Semed, por meio de sua Superintendência da Educação Infantil (SAEI), também vem buscando formas para potencializar o aprendizado, o desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional das crianças da rede. Os livros funcionam como guias orientadores para os professores, para ajudar em práticas pedagógicas e no desenvolvimento das crianças.
Os livros, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foram escolhidos pelo Sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), por meio de votação em todo o Brasil. Em São Luís, venceram os livros "Pé de Brincadeira" para a pré-escola, e o livro "Cadê? Achou" para a creche, ambas são obras da Editora Positivo.

0 comentários:

Postar um comentário