Gestão do prefeito Edivaldo leva postos volantes de vacinação contra gripe para shoppings e amplia cobertura

, , No Comments

Como parte da estratégia para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 254.958 pessoas contra o vírus da gripe na capital maranhense, a Prefeitura de São Luís montou postos volantes de vacinação nos shoppings da Ilha (Maranhão Novo), São Luís (Jaracati) e Rio Anil (Cohab). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em dois dias, mais de 800 pessoas foram imunizadas na ação que ocorreu na sexta (26) e sábado (27). Deste total mais de 30% das pessoas vacinadas eram idosos. Os postos volantes retornam a estes mesmos locais todas as sextas-feiras e sábados de maio, das 14h às 19h, como parte das ações de saúde preventiva colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Na sexta-feira (26), foram aplicadas 228 doses da vacina, e no sábado (27), houve um acréscimo de 40%, mostrando que a adesão da população à campanha está aumentando. Para o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, a expectativa é que a meta estabelecida seja cumprida. “É uma ação que acontece anualmente, em todo o país, e, além das escolas e shoppings, permanecemos diariamente com nossos postos de saúde à disposição para que as pessoas se protejam e evitem as complicações decorrentes da gripe”, disse.
A campanha começou na capital maranhense no dia 10 de abril e vai até 31 de maio, tendo como público-alvo idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar 254.958 pessoas. Segundo estudos internacionais, a vacinação contra a influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção. Ela tem eficácia de seis a 12 meses e reduz as complicações que podem gerar casos mais graves da doença.

0 comentários:

Postar um comentário