BELO EXEMPLO! MEIO-AMBIENTE: Alunos da Creche-Escola Sementinha participam de palestra sobre cuidados nas praias

, , No Comments
Alunos da Creche-Escola Sementinha participam de palestra sobre cuidados nas praias

Alunos do ensino fundamental da Creche-Escola Sementinha participaram, na manhã desta quinta-feira (4),  no auditório da institutição, de palestra  onde foram repassadas informações sobre os cuidados que eles devem ter para evitar afogamento em ambientes aquáticos, como praias  e piscinas.
A palestra, que faz parte do projeto "Guarda-Vidas nas Escolas", desenvolvido pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos, visa orientar crianças de 8 a 12 anos de idade sobre como se relacionar com o ambiente aquático de forma mais segura.
O palestrante foi o tenenteTiago que, inicialmente, mostrou um vídeo com figuras infantis, mostrando os cuidados que as crianças devem ter quando forem à praia ou piscina. O filme mostra as formas de evitar afogamentos, os melhores locais para tomar banho, a importância de procurar orientação com os guarda-vidas, entre outros cuidados.
“É importante repassar essas informações para os alunos para que eles tenham conhecimento de como se prevenir de possíveis afogamentos. Agradeço e parabenizo os alunos da Sementinha que interagiram durante toda a palestra, dando exemplos e explicando os cuidados que tomam nas praias”, disse o palestrante.
As crianças fizeram questionamentos e contaram suas experiências. Todos tinham uma história para contar. “A palestra foi muito interessante. Não devemos entrar na água sem a companhia dos nossos pais e quando percebemos que uma pessoa está se afogando, devemos chamar o guarda-vidas para fazer o resgate”, disse a aluna Mariana.
“Adorei o vídeo e as explicações repassadas pelo tenente. É muito perigoso entrar na água da praia ou da piscina sem a companhia dos pais. A palestra foi bem interessante”, disse a aluna Ana Clara. 
Marcelo Bezerra disse que aprendeu bastante com o filme e com as explicações do guarda-vidas.   “Eu aprendi que os guarda-vidas são importantes, que se você entrar na água tem que se informar com eles se a água está boa para se tomar banhar; que a água acima do umbigo é sinal de perigo; que você deve sempre se  informar com o guarda-vidas  se a água está em uma altura boa para nadar e se tem algum animal  dentro dela”, resumiu o estudante.
A coordenadora de Administração da Creche, Patrícia Campos, elogiou a iniciativa do Batalhão e destacou o interesse dos alunos em fazer perguntas. “Eu acho muito interessante a iniciativa do Batalhão, que desenvolve esse projeto nas escolas mostrando como as crianças devem se comportar em um ambiente aquático de forma mais segura. Esse projeto é muito bacana e as crianças interagiram bastante”.
Projeto
O projeto "Guarda-Vidas nas Escolas" consiste em uma palestra, ministrada para crianças de 8 a 12 anos de idade, onde são passadas dicas de segurança para que elas possam ter o seu momento de lazer de forma segura nas praias.
“São orientações que as crianças possam desfrutar dos momentos de lazer na praia e de forma segura. A linguagem da palestra é adaptada para o público infantil. Inicialmente, as crianças assistem a um vídeo em formato de animação, onde uma criança está na praia e pega as orientações com os guarda-vidas. Depois de assistirem a esse vídeo, os palestrantes interagem  com as crianças  sobre o que assistiram. Dessa forma, a experiência torna-se lúdica, prazerosa e a absorção é bem maior por parte das crianças”, afirmou o comandante do Batalhão, major Nunilso Rocha.

0 comentários:

Postar um comentário