Evento é realizado por meio da Semus e Conselho Municipal de Saúde e ocorrerá no Auditório Paulo Freire, na UFMA.
Antes da Conferência, Prefeitura realizou as pré-conferências nos sete distritos da capital, entre os quais o do Coroadinho. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde, promoverão nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Auditório Paulo Freire (campus do Bacanga - Universidade Federal do Maranhão – UFMA) a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", o evento tem como objetivo avaliar os serviços e as ações do setor executadas pelo poder público. O trabalho também servirá para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional de saúde marcadas para junho e agosto, respectivamente.
Segundo os organizadores, além da sociedade civil, a Conferência tem como público-alvo os prestadores de serviços da área, os trabalhadores das unidades de referência e membros de movimentos sociais. A abertura acontecerá às 15h do dia 25 e contará com a presença de conselheiros e outras autoridades, dentre elas, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.
Para o gestor da Semus, a realização da Conferência é o cumprimento de uma determinação legal para que se conheça as demandas da sociedade. "Além de registrar avanços significativos na gestão pública, o prefeito Edivaldo também tem como prioridade oportunizar espaços de interação e diálogo com a sociedade para ouvir dúvidas, sugestões, elogios e também reclamações", disse.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia (25), será realizada a palestra "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", com a representante do Fórum Permanente das Entidades dos Usuários do SUS de São Luís, Magda Aparecida Gonçalves. O evento começa às 15h.
Na sexta-feira (26), a partir das 8h, estão previstas mesas-redondas que abordarão os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense, com a participação dos Superintendentes de Ações de Saúde, Sabrina Furtado, de Assistência à Rede, Charles Pereira e de Programação e Avaliação dos Serviços de Saúde, Alexandre Santos. Às 11h, serão distribuídos os grupos de trabalho para as discussões da tarde do mesmo dia.
Às 14h, três grupos debaterão temas como: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado para o sistema. Às 15h30, acontecerá a plenária final com a apresentação das propostas elaboradas a partir das discussões. Por fim, será feita a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual deste ano.
A conselheira municipal e integrante do Distrito Centro, Taurina de Jesus Mendes, destacou que a promoção das conferências é fundamental para dar voz à população. "A conferência será fundamental para atingir as metas da saúde em todos os setores. É o momento em que a sociedade e o poder público interagem em prol do bem comum", ressaltou.
Antes da Conferência, a Prefeitura realizou uma série de pré-conferências que contemplou os distritos Vila Esperança, Centro, Tirirical, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Bequimão e Cohab.
0 comentários:
Postar um comentário