Governo aposta em aprovação da Previdência na CCJ após ajuda de Maia. Veja sessão ao vivo

, , No Comments
Rodrigo Maia é um dos principais negociadores da PEC da Previdência nos bastidores.

Após atrasos, derrotas e concessões, o governo espera aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara entre estas terça (23) e quarta-feira (24). E com uma grande margem de votos. Mapas de votação que circulam nas mãos de governistas mostram um placar com 40 a 45 dos 66 integrantes da CCJ favoráveis à PEC.

Veja a sessão desta terça:
O otimismo dos governistas, que nos bastidores se fazia presente há uma ou duas semanas atrás, mudou com as interferências do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) em prol da PEC. Foi a ele que o governo recorreu ontem, por exemplo, quando o Centrão - grupo formado por DEM, Solidariedade, PP, PR e PRB - ameaçou criar entraves na sessão de hoje devido aos sigilos nas contas que embasaram a proposta.
O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, ligou para Maia, que estava em Lisboa. De lá, ele disparou mensagens de texto e de áudio pelo WhatsApp. Pediu calma, argumentou que os dados não eram necessários nessa etapa da tramitação e se comprometeu que o governo abriria essas dados aos líderes na quinta (25). Na manhã desta terça, já de volta em Brasília, o presidente da Câmara voltou a atuar com demais deputados de partidos de centro - também do PSD e MDB - que ainda não estavam convencidos. 
Maia é considerado o principal fiador da PEC no Congresso, a ponto de alguns dizerem que "a Previdência é mais dele que do governo". Embora tenha afirmado publicamente que se afastaria das articulações políticas para viabilizar o andamento do texto, nos bastidores nunca deixou de trabalhar.
Foi ele quem deu início ao movimento para alterar a proposta de forma a viabilizar a aprovação na CCJ com a retirada de alguns pontos, conforme o Centrão, seu núcleo mais próximo, vinha exigindo. Essa manhã, o acordo terminou de ser fechado e o governo acabou cedendo em quatro pontos. Saem do texto mudanças na multa do FGTS para o aposentado; o trecho que só permitia ao Executivo tratar sobre regras previdenciárias; a parte que tratava das alterações na aposentadoria compulsória de servidor público; e também a concentração de ações contra a Previdência em Brasília.






0 comentários:

Postar um comentário