Duarte Jr. e Roberto Costa acompanham primeira ação do Castramóvel

, , No Comments
Duarte Jr. e Roberto Costa acompanham primeira ação do Castramóvel

Os deputados Duarte Jr. (PCdoB) e Roberto Costa (MDB) participaram, na manhã deste sábado (13), na Escola São José Operário, no bairro Cidade Operária, da primeira ação do Castramóvel da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O veículo ofereceu serviços de castração de animais machos, vacinação contra viroses para cães e gatos, vacinação contra raiva e orientações de médicos veterinários. Para a castração de fêmeas, foram realizados pré-agendamentos. No total, foram realizados 700 atendimentos.
Duarte Jr, que em reunião com o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, conseguiu viabilizar a estrutura para a realização da ação, disse que o objetivo é garantir direitos. “O Castramóvel finalmente começa a funcionar em São Luís, começando pela Cidade Operária, e será levado a outros bairros. O objetivo é oferecer esse serviço pelo menos uma vez a cada 45 dias em um ponto diferente da cidade. Trata-se de uma ação de saúde pública, que visa controlar a proliferação de animais e, com esse controle, evitar a expansão de zoonoses”, disse Duarte Jr.
Roberto Costa, autor da Lei Estadual de Proteção aos Animais (Lei 10.169/14), afirmou que a ação revela a importância de proteger os animais e mostra a força da sociedade civil organizada. Ele lembrou que a ideia não é um desdobramento apenas da lei por ele apresentada na Assembleia Legislativa e da criação do primeiro Código de Defesa Animal, mas, também, de uma articulação do poder público com a sociedade civil, via Associação Maranhense em Defesa dos Animais (Amada), junto ao então deputado federal Victor Mendes, encaminhou emenda parlamentar para a aquisição do Castramóvel.
“E a ele agradecemos, pela sua sensibilidade e apoio à causa animal. E agradecemos, também, à Uema, que tem um papel fundamental para melhorar a situação dos animais em São Luís. Essa é uma questão de saúde pública, dentro de uma problemática que abrange todo o Maranhão, passando pela falta de estrutura e de apoio. O Castramóvel é fundamental, pois gera expectativas extremamente positivas, tanto da sociedade quanto do poder público, mostrando que a grande saída está justamente nessas parcerias”, frisou.
Victor Mendes estava presente e disse que tanto ele quanto o deputado Roberto Costa sempre foram sensíveis à causa animal. “Quando migrei para Brasília, fui demandado pela Amada, que tinha o sonho de ter um Castramóvel. E nós conseguimos alocar a emenda parlamentar e escolhermos a Uema por conta da retaguarda do Hospital Veterinário. Parabenizo a Amada, a Uema e o deputado Roberto Costa, e esperamos que as autoridades abracem essa iniciativa e expandem as ações para o interior do estado”, disse.
Moradores
A ação chamou a atenção dos moradores da Cidade Operária, que não perderam a oportunidade de levar seus animais para tomar vacinas e se submeter à cirurgia de castração. Foi o caso de Amadeu Benício, que levou cinco animais de uma só vez. “Quando soube da ação, me programei para trazer eles e economizar, pois iria gastar mais de 600 reais com os procedimentos”, festejou.
José Arnodson Campelo, diretor do Hospital Veterinário da Uema, acompanhou a ação e revelou que a demanda superou as expectativas. “Nós distribuímos 700 fichas, mas a demanda foi muito maior, pois vieram pessoas de outros bairros. Logo, informamos realizaremos esta mesma ação em outras localidades de São Luís e o ideal é que as pessoas aguardam o Castramóvel em seus respectivos bairros”, informou.

Procon Móvel
Na mesma ação, o Procon Móvel atendeu ao público oferecendo serviços de formalização de denúncias, orientação para consumidores e fornecedores, emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de Boletim de Ocorrência, consultas ao NIT, PIS/PASEP e Bolsa Família, e inscrições em concursos, entre outros. “A nossa prioridade é estar perto dos cidadãos. Por isso, procuramos atender à população em ações diversas e, aqui nesta área, por exemplo, temos um numeroso público”, disse Karem Barros, presidente do Procon.


1 / 39

0 comentários:

Postar um comentário