O último dia de campanha de Edivaldo foi ao lado do povo

, , No Comments



caminhada-de-edivaldo-no-lira-228
Depois do debate equilibrado e tão aguardado da TV Mirante, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT), encerrou neste sábado (29) sua campanha de reeleição ao participar durante todo o dia de caminhadas, carreata e encontros com lideranças e populares. Pelos locais em que em passou, o candidato da coligação “Pra Seguir em Frente” arrastava uma multidão de pessoas, entre moradores e simpatizantes, que queriam lhe manifestar o voto 12.
À frente em todos os institutos de pesquisas (Data M, Ibope, Exata, Impar, Escutec, Econométrica e Data Ilha), o atual prefeito Edivaldo intensificou ainda mais a sua agenda no último dia de campanha. Logo pela manhã, participou da caminhada “Todos com Edivaldo”, no bairro do Lira, onde percorreu várias ruas das localidades próximas da Região da Madre Deus.
No trajeto, os moradores mostravam por meio de acenos, abraços, beijos e muita animação e apoio a reeleição de Edivaldo. A maioria dos moradores destacava a importância da permanência dele na Prefeitura de São Luís como forma de, mais experiente, o gestor puder avançar no que já foi realizado na cidade. Muitos também destacaram a postura dele no debate da TV Mirante.
caminhada-de-edivaldo-no-coroadinho-90
“Edivaldo tem que continuar por ser o melhor. Tem feito pela cidade e não fez mais devido as dificuldades econômicas que ele já explicou em seu programa eleitoral. Inclusive, no debate da televisão veio confirmar a seriedade em que conduz seu governo. Aqui é 12!”, disse a enfermeira Flávia Garcez.
Logo em seguida, a Comitiva do 12 esteve presente em outra caminhada no bairro de Fátima, formando mais uma “Onda Vermelha” com bandeiras e entusiasmando os participantes com as músicas da “Charanga do 12”. “Não conheço esse outro candidato. Por outro lado, Edivaldo tem se mostrado um bom gestor, porque é nas horas difíceis que se conhece um bom administrador”, afirmou a comerciante Maria da Piedade.
Para o líder comunitário Carlos Oliveira, o prefeito Edivaldo, com mais quatro anos de mandato, terá condições de continuar transformando a capital maranhense. “Vai melhorar ainda mais. Ganhou experiência, conta com a parceria do governador Flávio Dino e deu início a várias obras durante a sua gestão. Tem que ser reconduzido à Prefeitura para inaugurar o que já iniciou em São Luís”.
reuniao-de-edivaldo-na-zona-rural-34
À tarde, o candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL) se encontrou com lideranças locais, vereadores e populares em Grade Encontro da Zona Rural, na Vila Magril. Em sua agenda ainda cumpriu a caminhada “Todos com Edivaldo” no Coroadinho e por fim, no início da noite, a tradicional “Carreata do 12” com a participação de cerca de 800 veículos (entre carros e motos)
“Fizemos muitos nesses quase quatro anos e queremos fazer mais, com planejamento, trabalho e seriedade. É dessa forma que vamos continuar trabalhando no próximo mandato: cuidando das pessoas da nossa cidade. Obrigado a todos pelo carinho. Para avançarmos vote 12, prefeito Edivaldo”, afirmava Edivaldo.
Nesse momento, Edivaldo comanda uma carreata jamais vista em São Luís e que, oficialmente, marcará o encerramento da campanha das eleições 2016.
Faça seu comentário

Dia decisivo para as pesquisas eleitorais em São Luís

por Jorge Aragão


pesquisas
No 1º Turno das eleições municipais em São Luís, os institutos de pesquisa foram bastante questionados, pois nenhum conseguiu acertar os dois candidatos que estariam no 2º Turno. Todos acabaram atribuindo ao efeito do debate na TV Mirante o erro cometido no 1º Turno.
Como no 2º Turno o debate parece que visivelmente não teve o mesmo efeito do 1º Turno, o Blog do Jorge Aragão resolveu divulgar as últimas pesquisas de cinco institutos que divulgaram recentemente levantamentos da disputa eleitoral.
Para efeito de comparação, o Blog divulgará apenas os votos válidos de cada uma das pesquisas, pois após o encerramento da votação deste domingo (30), poderemos ver quem realmente acertou ou mais se aproximou dos números verdadeiros das urnas.
ESCUTEC – Pesquisa do dia 29 de outubro apontou o cenário de 54×46 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com oito pontos de vantagem para o pedetista.
EXATA – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 57×43 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 14 pontos de vantagem para o pedetista.
ECONOMÉTRICA – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 58,9×41,1 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 17,8 pontos de vantagem para o pedetista.
DATA M – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 55,1×44,9 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 10,2 pontos de vantagem para o pedetista.
IBOPE – Pesquisa do dia 27 de outubro apontou o cenário de 52×48 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com quatro pontos de vantagem para o pedetista.
Agora é aguardar e conferir.
Faça seu comentário

Escutec também aponta vitória de Edivaldo na véspera da eleição

por Jorge Aragão


escutec
Neste sábado (29), véspera da eleição, o instituto Escutec, contratado pelo jornal O Estado do Maranhão, divulgou o que deve ser a última pesquisa eleitoral antes da abertura das urnas no domingo (30).
O Escutec seguiu a mesma linha dos demais institutos e cravou vitória do candidato Edivaldo Júnior com uma vantagem de 8 pontos diante do candidato Eduardo Braide.
No cenário espontâneo, onde não é apresentado os nomes dos candidatos aos eleitores, Edivaldo Holanda Júnior aparece com 47% e Eduardo Braide tem 41%. Não votaria em ninguém somou 4% e não sabe ou não respondeu, 8%.
No cenário estimulado, Edivaldo Júnior aparece com 49% das intenções de voto contra 42% de Eduardo Braide. Entre os entrevistados, 4% disseram que não votaria em nenhum dos candidatos e 5% não sabem ou não responderam.
Levando-se em consideração apenas os votos válidos, Edivaldo teria 54% contra 46% de Eduardo Braide.
Essa foi a terceira pesquisa Escutec no 2º Turno e a primeira que Edivaldo aparece na frente. Na primeira pesquisa a liderança era de Braide e na segunda houve empate.
Ou seja, todos os institutos de pesquisa que realizaram levantamentos para o 2º Turno apontam vitória de Edivaldo.
A pesquisa Escutec foi contratada pelo jornal O Estado e ouviu 1.100 eleitores, entre os dias 26 e 28 de outubro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-02907/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
3 comentários

Debate foi equilibrado e o destaque foi o facebook

por Jorge Aragão


candidatos
Nesta sexta-feira (28), a TV Mirante realizou o único debate entre os candidatos que estão disputando o 2º Turno das eleições municipais em São Luís. O debate foi conduzido pelo jornalista da TV Globo, Tonico Ferreira, e contou com a participação dos candidatos Edivaldo Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN).
No primeiro bloco (com temas livres), o clima começou quente com trocas de acusações. Braide afirmou que Edivaldo perdeu emendas parlamentares, o que foi negado pelo pedetista. Edivaldo quando perguntou trouxe para o debate o caso Anajatuba, que chegou a ser destaque no Fantástico. Edivaldo afirmou que Braide estava sendo investigado pela Polícia Federal e que um assessor do seu gabinete teria sido preso, o que foi negado por Braide.
O cômico é que todos os dois candidatos, para comprovarem que estavam falando a verdade, mandavam a todo instante os assessores postarem documentos nas suas respectivas páginas.
No segundo bloco (com temas sorteados), foi o mais morno, pois com os temas definidos o debate ficou muito amarrado e só esquentou quando Edivaldo trouxe para o debate a gestão João Castelo, que Eduardo Braide participou, mas mesmo assim sem grande repercussão.
No terceiro bloco (com temas livres), Braide iniciou errado, pois foi perguntando sobre um dos principais pontos positivos da gestão Edivaldo, a questão do transporte público. Já que foi na gestão de Edivaldo que a histórica promessa da licitação do transporte foi efetivada. Além disso, Edivaldo destacou que os ônibus estão com ar-condicionado, Cartão Criança, bilhetagem eletrônica e assegurou que não terá aumento. Braide não fez uma boa pergunta e permitiu Edivaldo levar vantagem nesse quesito.
Depois foram mais algumas trocas de acusações, mas sem nenhum grande destaque.
Como este Blog havia dito anteriormente, um debate entre dois candidatos é muito mais equilibrado, bem diferente do “bombardeio” que Edivaldo enfrentou no primeiro debate. Neste segundo, o que se percebeu foram trocas de acusações e poucas propostas, como a população esperava.
O resumo do debate é que ele não terá nenhuma influência no dia da eleição, nenhum eleitor se decidiu baseado no debate e muito menos um eleitor que jã tinha voto decidido mudará de ideia.
30 comentários

Pesquisa TV Guará/Exata confirma ampla vitória de Edivaldo

por Jorge Aragão


edivaldo2Nesta sexta-feira (28), mais uma pesquisa sobre a disputa eleitoral do 2º Turno na capital maranhense foi divulgada e foi mais um instituto que confirmou, não só a vitória do candidato Edivaldo Júnior (PDT), como a ampliação da vantagem.
A pesquisa divulgada foi da Exata, contratada pela TV Guará, e apontou uma vantagem de 14 pontos favoráveis ao candidato Edivaldo.
Na pesquisa, levando em conta apenas os votos válidos, ou seja, descartando brancos, nulos e indecisos, Edivaldo aparece com 57% dos votos válidos, contra 43% do candidato Eduardo Braide (PMN).
A pesquisa Exata/TV Guará ouviu 800 pessoas entre os dias 25 e 27 de outubro e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número nº MA-04457/2016. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%
Ampliando – A vantagem de Edivaldo diante de Braide, de acordo com a nova pesquisa, acabou aumentando.
Na primeira pesquisa da TV Guará/Exata no 2º Turno a vantagem de Edivaldo era de apenas um ponto. Edivaldo apareceu com 46% e Braide com 45%. Na segunda pesquisa, além da ampliação da vantagem, Edivaldo cresceu 3 pontos e Braide caiu quatro pontos, pois ficou 49% x 41%.
Neste terceiro levantamento, Edivaldo subiu 8% e Braide caiu 2%, ou seja, além de permanecer na frente, Edivaldo seguiu ampliando a vantagem.
2 comentários

SMTT estabelece frota completa para as eleições

por Jorge Aragão


onibus
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte (SMTT) vai viabilizar a frota total de ônibus coletivos neste domingo (30) em razão do segundo turno das eleições 2016. A disponibilização total da frota, durante todo o dia, igual aos dias úteis da semana, visa facilitar o deslocamento dos eleitores, ida e volta, até os respectivos locais de votação, considerando a necessidade de adequação do quantitativo de ônibus para a demanda proveniente da realização do processo eleitoral.
A SMTT destaca que, em complemento a esta ação, será disponibilizada a frota reserva nos terminais de integração, a mesma dos dias úteis. Acrescenta que, em relação ao trânsito será realizada operação regular, também dos dias úteis, nas vias de acesso aos locais de votação.
Faça seu comentário




0 comentários:

Postar um comentário