'PELA VIA LÁCTEA!' EFEITO 'PÓS' TWITTER: Bolsonaro coloca Base de Alcântara à disposição de Elon Musk

, , No Comments

 

Elon Musk, Fabio Faria,Jair Bolsonaro. 


Uma das maiores companhias privadas de serviços espaciais foi convidada a operar na Base de Alcântara no Maranhão. Pelo menos foi esse o convite de Bolsonaro ao presidente da SpaceX, Elon Musk. 

“A base de lançamento de Alcântara estál disponível [para lançamento de foguetes de Musk], como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea”, afirmou o presidente da República nesta sexta-feira (30). 

A declaração foi dada em entrevista coletiva, Bolsonaro também disse que colocou à disposição de Musk a base de Alcântara — considerada um dos melhores locais do mundo para lançamento de foguetes por causa de sua posição geográfica privilegiada — para ser usada pela SpaceX.

O governo federal anunciou hoje uma parceria com o bilionário Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla, com a intenção de lançar um programa de “monitoramento ambiental” de queimadas e desmatamento da Amazônia, que deverá ser implementado pela SpaceX. Apesar do acordo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, negou que o Brasil dará acesso a informações privilegiadas sobre a Amazônia dentro do acordo com o empresário.

A iniciativa para o fornecimento de “tecnologia avançada” de “monitoramento” para “a preservação da floresta amazônica”, que também inclui a conexão de internet via satélite para 19 mil escolas isoladas, foi anunciada sem assinatura de contrato, nem mesmo com a abertura de licitação. A empresa de internet de Musk é a Starlink. Apesar do acordo, o governo brasileiro já tem um sistema de monitoramento da Amazônia por satélites, de responsabilidade do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), inclusive com alertas de desmatamento em tempo real

0 comentários:

Postar um comentário