A Prefeitura de São Luís, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e o Governo Federal inauguraram, nesta sexta-feira (13), a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de São Luís. A parceria tem como objetivo assegurar a destinação ambientalmente correta destes produtos descartados pela população após o consumo. Com isso, a capital entra na rota da reciclagem deste tipo de resíduo, combatendo o descarte irregular e danos ao meio ambiente.

“São Luís passa a ser uma cidade mais sustentável agora que integra a Política Nacional de Logística Reversa. A partir de agora, as empresas que fabricam e comercializam itens eletroeletrônicos em nossa cidade passam a ter responsabilidade com a destinação final destes resíduos, evitando que eles sejam descartados irregularmente nas vias públicas, cursos d’água e outros locais que causem poluição ambiental. E a população também tem a garantia de que o produto descartado será reciclado. Além disso tudo, vamos gerar emprego e renda em parceria com a COOPRESL, cooperativa que vai receber todo este material”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A central funciona no galpão da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL). A cooperativa funciona em galpão construído e cedido pela Prefeitura de São Luís. O espaço é anexo ao Ecoponto Vila Isabel, localizado na Avenida dos Portugueses, bairro Vila Isabel, área Itaqui-Bacanga.

O evento que celebrou a parceria contou com a participação de André França, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Hayane de Fátima Santos Araújo, superintendente de Gestão de Resíduos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais; Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE; Gilmar Alves de Amorim, presidente da COOPRESL; e dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; e de Meio Ambiente, Karla Lima.

O prefeito Eduardo Braide recebeu de André França e Helen Brito, o Selo ABREE, que atesta ao Município de São Luís o cumprimento da implementação da Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de São Luís

O objetivo da implantação da central é garantir à população de São Luís um espaço adequado para o descarte de itens eletroeletrônicos em geral, desde produtos, como fones de ouvido, a grandes itens, como geladeiras, entre outros.

“A partir de agora o cidadão de São Luís, além de ter pontos adequados para o descarte de produtos eletroeletrônicos após o fim de sua vida útil, tem a garantia de que os itens descartados serão levados para a reciclagem. Por meio desta iniciativa, preservamos o meio ambiente e os recursos naturais, aumentamos a vida útil dos aterros sanitários e geramos emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. E todos estes benefícios também chegam a São Luís que está oficialmente incluída na Política Nacional de Logística Reversa”, afirmou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França

O descarte irregular de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pode causar diversos danos ao meio ambiente, já que estes itens costumam ter em sua composição metais pesados e outros componentes poluentes.

A logística reversa dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.302/2010) e foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 10.240/20, que implementou o sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico.